junho 18, 2008

Número de refugiados aumentou, diz Acnur

Foto: Sebastião Salgado - Campo de Refugiados
17.06.08 - MUNDO
Número de refugiados aumentou, diz Acnur

Adital -
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) divulgou, hoje (17), o relatório "Tendências Globais 2007" e revelou que, pelo segundo ano consecutivo, o número de refugiados ou deslocadas internamente subiu. O de refugiados passou de 9,9 milhões para 11,4 milhões, enquanto o de deslocados internamente subiu de 24,4 milhões para 26 milhões.

Um país latino-americano, a Colômbia, tem o maior número de deslocados internos de todo o mundo. Segundo dados da Corte Constitucional, são cerca de 3 milhões de pessoas. Elas são vítimas do conflito armado interno que há mais de quarenta anos afeta o país e atinge, principalmente, as comunidades indígenas e os camponeses.

As pessoas obrigadas a se deslocar externamente, as refugiadas, são, na Colômbia, mais de 550 mil. É o terceiro país com maior número de refugiados, atrás do Afeganistão, com três milhões, e do Iraque, com dois milhões.

Durante a apresentação do relatório, o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, António Guterres, se disse preocupado com o aumento do número de refugiados, pois, entre 2001 e 2005, só havia tido queda. De acordo com o documento da Acnur, a população obrigada a deixar sua casa é, hoje, de 37,4 milhões de pessoas.

Dessas, 25,1 vivem sob a proteção da Acnur: 11,4 milhões são refugiadas e 13,7 milhões de deslocadas internas. As deslocadas internamente vivem em 23 países diferentes. Para o comissariado, esse aumento se deve à instável situação no Iraque, pois há, no país, uma disputa sectária e uma ausência de solução política abrangente.

"O mundo enfrenta hoje uma complexa combinação de desafios que podem gerar mais deslocamento forçado no futuro. Esses desafios envolvem conflitos múltiplos em regiões vulneráveis devido à má governança, degradação ambiental que aumenta a competição por recursos escassos e aumentos excessivos de preços que vêm atingindo os pobres com mais força, gerando instabilidade em muitos locais", disse Guterres. De acordo com a Acnur, no ano passado, foram feitas 647 mil solicitações individuais de refúgio aos governos e ao próprio comissariado. Um aumento de 5% em relação a 2006 e o primeiro crescimento em quatro anos. Os principais destinos buscados pelos refugiados são: Estados Unidos, África do Sul, Suécia, França, Reino Unido, Canadá e Grécia.

Mas o relaltório da Acnur não apontou apenas aspectos negativos, o Alto Comissariado destacou também os pontos em que se avançou na questão dos refugiados. O reassentados de refugiados em um terceiro país foi um deles. Foram 99 mil pessoas assentadas no ano passado - o maior número em 15 anos. Um aumento de 83% em relação ao ano anterior, mas, ainda assim, menos de 1% dos refugiados no mundo está reassentado em um terceiro país.

Além do re-assentamento, a Acnur trabalha com a repatriação voluntária ao seu país de origem e a integração nos países de refúgio. Em 2007, foram cerca de 731 mil repatriações voluntárias registradas - 374 mil de afegãos, 130 mil de sudaneses e 60 mil de congoleses). E estima-se que 2,1 milhões de pessoas deslocadas internamente retornaram para seus locais de origem durante o ano.

Fonte Adital - Noticias da America Latina e do Caribe
Posted by Picasa

Nenhum comentário: