junho 23, 2008

Luta na Terra de Makunaima

Indígenas Macuxis

É hoje! Às 20h30, assista o documentário da TV Cultura sobre os Macuxi.
TV Cultura (SP) exibe doc. sobre os Macuxi de Roraima, em continuidade e a exemplo do debate que promoveu o CIMI e o Centro de Ciências Sociais e Antropologia da UFAM no dia 20/06/08, no auditório da FACED. Segunda, às 20h30

PRÓXIMO PROGRAMA 23/6

Luta na Terra de Makunaima

A Terra Indígena Raposa Serra do Sol é um obstáculo ao desenvolvimento do estado de Roraima? É uma ameaça à soberania nacional? A demarcação desrespeitou o direito de quem nela vive? Apresentado pelo jornalista Luiz Carlos Azenha, o documentário inédito retrata o conflito entre brancos e índios no norte de Roraima: a luta pela terra, o embate entre o progresso impulsionado pela agricultura e a sobrevivência do modo de vida dos povos indígenas.

A equipe da TV Cultura, liderada por Azenha, visitou a área da reserva, de Boa Vista à fronteira com a Guiana ou com a Venezuela, ouviu os principais envolvidos, sejam eles arrozeiros, políticos, autoridades públicas ou lideranças indígenas.Através dos depoimentos, o programa pretende jogar luz sobre temas como soberania nacional, desenvolvimento, influência estrangeira, preservação do meio ambiente, entre outros. Argumentos ecoados nas manchetes dos jornais são confrontados com a realidade da Raposa Serra do Sol e de quem precisa da terra para se desenvolver.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: