junho 23, 2008

Documentário sobre a experiência de atenção à saúde mental em Paracambi

Regina Henriques, sub-reitora de Extensão e Cultura da UERJ

Em entrevista exclusiva, a sub-reitora de Extensão e Cultura Regina Henriques comenta natureza desta iniciativa e a importância de produzir o documentário
Documentário sobre a experiência de atenção à saúde mental em Paracambi está previsto para novembro

em 20-jun-2008


O documentário sobre a questão da saúde mental em Paracambi, previsto para ser lançado em novembro, nasceu de uma experiência anterior dos pesquisadores do LAPPIS no campo do audiovisual. Em 2005, foi produzido o documentário “Vozes da Integralidade”, um média-metragem realizado a partir das experiências vividas durante a pesquisa ENSINASUS. “Nessa produção, nós voltamos aos lugares, ao campo da pesquisa, entrevistamos as pessoas novamente. Conseguimos um material ainda mais extenso, que se desdobrou numa exposição de fotos (Olhares da Integralidade), garantindo um acervo que futuramente poderá gerar outras produções”, conta Regina Henriques, pesquisadora do LAPPIS e atual Sub-reitora de Extensão e Cultura da UERJ. “Desta forma, percebemos que, voltando ao lugar de origem da pesquisa, conseguimos compreender melhor aquilo que estávamos realmente buscando de informação e, assim, aprofundar mais a reflexão”.

Um outro projeto de pesquisa que o LAPPIS vem desenvolvendo é na área da atenção à saúde mental, com foco na desistitucionalização. A coordenadora do LAPPIS, Roseni Pinheiro, aposta nessa produção como ferramenta de pesquisa e mobilização social, como explica: “a idéia de se produzir um documentário que abordasse o assunto em questão decorre de nossa experiência anterior na área do ensino, que considero muito positiva. Conseguimos ter falas de usuários, estudantes, docentes, gestores profissionais sobre o cotidiano do ensino, com seus obstáculos, desafios e avanços. Aliás, depois que lançamos esse documentário, tenho observado com muita freqüência, em diferentes projetos, os pesquisadores utilizarem documentário ou produções visuais como um dos produtos a serem gerados. Fico contente com isso. Agora nesse é um outro desafio, pois vamos produzir um documentário na perspectiva do usuário a partir da história de Paracambi, que entendo se constitui como uma tarefa civil para nós da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, afinal é um município do nosso estado com uma experiência importante para a luta antimanicomial no país”.

Leia mais em LAPPIS
Posted by Picasa

Nenhum comentário: