junho 27, 2008

Morro da Providência: Indignação

Morro da Providência - Rio de Janeiro-RJ
Indignação

Luciano Elia
____________________
Recebi esta indignação, por e-mail, de Luciano Elia. Luciano é amigo, companheiro de luta Antimanicomial, psicanalista e professor da UERJ. Reproduzo por compartilhar do seu pensamento. (Edmar)
____________________

Caríssimos destinatários (amigos, conhecidos e não conhecidos, mas certamente co-habitantes do mesmo mundo)

Se ainda restava em alguém alguma dúvida, alguma divisão, alguma equivocada esperança de segurança nessa história de "exército nas ruas", combatendo o crime com a mesma lógica e truculência do crime, tudo isso caiu de vez por terra nesta final de semana.

Chegamos ao fundo do poço, no caroço da azeitona. Todo mundo viu, todo mundo leu, todo mundo acompanhou, mas é preciso repetir, nem que seja prá gente acreditar no que vê, lê e acompanha:

O exército brasileiro, a "força nacional", agrediu, seqüestrou, traficou, vendeu e entregou para a morte bárbara e combinada três jovens que, em princípio, apenas chegavam em casa de táxi, vindos de um baile funk. Seriam cinco, mas dois fugiram, com o auxílio de senhoras da comunidade.

Repitamos, para ver se entendemos bem ou se ainda não conseguimos processar: o exército brasileiro, chamado a dar um suporte bélico e moral às polícias locais, civis e militares, inundadas de corrupção e precariedade em todos os níveis, conseguiu superar em ação criminosa os próprios criminosos e a polícia que ele veio ajudar: seqüestrou, vendeu ao tráfico rival da facção da comunidade das vítimas - ou seja, traficou pessoas - e mandou matar três jovens até segunda ordem não criminosos (e que o fossem, isso em nada reduziria o franco, decidido e irrefreável crime do exército).

E agora? Será que nada disso, nem isso, produz a conseqüência de fazer os que têm algum poder político sobre a situação (será que há quem tenha?) entender que não é pela reprodução do que se quer combater que se combate? Não se vê que estamos todos no crime, na lógica do crime, que é essa a palavra-mestra, que comanda essa coisa toda? Não se consegue perceber que, ao apoiarmos essas intervenções "da polícia" (as que entram matando, ou seqüestrando e traficando, como o rápido requinte que nosso exército ostentou), somos iguais aos traficantes, policiais corruptos, milicianos e, agora também, "soldados" criminosos? Quando introduziremos alguma diferença nisso tudo?

Nem queria assinar: gostaria de falar em nome do povo do Rio, do Brasil, do planeta. Mas meu nome é Luciano Elia, que não dá prá não assinar uma manifestação de perplexidade e indignação.

Fonte: Pauinauta
Posted by Picasa

Nenhum comentário: