junho 19, 2008

Seminário Trabalho, Poder e Autodeterminação

Seminário Trabalho, Poder e Autodeterminação

O movimento dos movimentos para além do trabalho abstrato

COM A PARTICIPAÇÃO DE JOHN HOLLOWAY

Inscreva-se nas atividades enviando um e-mail para fimdalinha@terra.com.br, informando nome, contato (e-mail e/ou telefone) e se participa de algum grupo/movimento social. Contribuições e expectativas quanto à atividade são bem-vindas.

“A realidade e o poder estão tão imbricados que insinuar a possibilidade de dissolver o poder é parar diante do limite da realidade. Todas as nossas categorias de pensamento, todas as nossas certezas acerca do que a realidade é, o que a política, a economia ou até o lugar em que vivemos são, estão tão permeadas pelo poder que só dizer ‘Não!’ ao poder nos precipita em um mundo vertiginoso em que não há outro ponto de referência fixo a que se apegar que não a força do nosso ‘Não!’. Entre o poder e a teoria social existe tal simbiose que o poder é a lente através da qual a teoria observa o mundo, o auricular por meio do qual o escuta: pedir uma teoria do antipoder é tentar ver o invisível, ouvir o inaudível. Tentar teorizar o antipoder é penetrar em um mundo totalmente inexplorado”.

John Holloway, Mudar o mundo sem tomar o poder

Pois bem, se estamos fazendo um seminário crítico do capitalismo é porque reconhecemos a dor social, ainda que teorizada de forma inconclusa e aberta, e queremos articular nossa confrontação com essa dor. Por isso convidamos todos para socializar suas experiências e avaliá-las juntamente com outros grupos e indivíduos, de modo que possamos criar um espaço permanente de confiança, camaradagem e cooperação entre movimentos sociais, coletivos, sindicatos e pessoas através do debate teórico para a prática coletiva conjunta, expondo lutas comuns e o fazer útil de cada um de nós, de forma tranqüila e crítica.

Com esta perspectiva, o Grupo Fim da Linha está trazendo John Holloway para Porto Alegre, nos dias 9 e 10 de novembro de 2007. Holloway, irlandês radicado no México, é cientista político e autor do livro Mudar o mundo sem tomar o poder (ed. Boitempo), e de numerosos outros artigos e livros editados em países como Argentina, México, Reino Unido, Itália, França e Alemanha. Os principais temas abordados por Holloway são o (anti)poder, a organização do (anti)trabalho, o (anti)fetichismo (como analisado por Marx), o conceito de classe (reformulado a partir da não-identidade adorniana) e o levante zapatista. John Holloway virá acompanhado de Néstor López, editor da Revista Herramienta (Argentina).

Serão convidados da atividade grupos atuantes em várias áreas, tais como: Associação para a Taxação das Transações Financeiras para a Ajuda aos Cidadãos (ATTAC); Comitê de Resistência Popular da Restinga; Casatierra (bioconstrução); CEL3UMA - Jornalismo Subverso; Economia Popular Solidária; Federação Anarquista Gaúcha; Associação José Martí; Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR); Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD); Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Néstor López (conselho de redação da Revista Herramienta - Argentina); Trabalhadoras e trabalhadores Rurais / Via Campesina. O convite é estendido a outros grupos e indivíduos interessados.

Estes grupos, organizados em torno de suas lutas, poderão expô-las a todos e conhecer outras lutas, de maneira que possam encontrar conexões e possibilidades novas, inclusive aproveitando a experiência de John Holloway e Nestor Lopez nos dias 9 e 10 de novembro. Segue a programação do seminário:

Atividade de 20 de outubro (sábado, 14 às 17h, CPERS-Sindicato – Alberto Bins, 480, sala 306):

§ Abertura do encontro;
§ Momento de apresentação, histórico, troca de experiências e expectativas dos grupos em relação à atividade;
§ A base deste encontro consistirá na discussão dos objetivos da atividade e operacionalização para os próximos dois encontros preparatórios e para os painéis dos movimentos, coletivos e sindicatos no dia 09 de novembro.

Atividade de 23 de outubro (terça-feira, 19h, Auditório da Galeria Malcon – Andradas, 1560):

§ Palestra-relato com Jorge Quilfeltt, relatando sua experiência na Selva Lacandona, onde teve contato com o movimento zapatista.

Atividade de 27 de outubro (sábado, 14 às 17h, CPERS-Sindicato – Alberto Bins, 480, sala 306):

§ Sugestão de leitura e discussão do texto “Doze Teses sobre o Anti-poder”, (que pode ser considerado um resumo com as principais idéias expostas no livro “Mudar o Mundo Sem Tomar o Poder”);
§ Início da discussão sobre as temáticas que serão expostas pelos movimentos no dia 09 de novembro.

Atividade de 02 de novembro (sexta-feira, 14 às 17h, CPERS – Alberto Bins, 480, sala 306):

§ Sugestão de leitura e discussão do texto “A Crise do Trabalho Abstrato”, texto base escrito por Holloway para o “Terceiro Colóquio Internacional Teoria Crítica e Marxismo Ocidental”, cujo tema será “A Crise o Trabalho Abstrato”, promovido pela Revista Herramienta em Buenos Aires em novembro/2007;
§ Discussão e sistematização das temáticas específicas (e seus formatos) que serão expostas pelos movimentos no dia 09 de novembro.

Atividade de 09 de novembro (sexta-feira, 16 às 21h, Casa dos Bancários - General Câmara, 424):

§ 16:00: Entrevista aberta com John Holloway e Néstor López (bar da Casa dos Bancários);
§ 19:00: Exposição de painéis temáticos dos movimentos, coletivos e sindicatos (auditório da Casa dos Bancários).

Atividade de 10 de novembro (sábado, conforme programação, no auditório do CPERS-Sindicato, Av. Alberto Bins 480):

§ 10:00hs: Momento de integração e abertura da atividade;
§ 10:30hs: Exposição teórica acerca do tema em geral e dos temas tratados entre os grupos debatedores, por John Holloway e Néstor Lopez;
§ 12:00hs: Discussão sobre as exposições;
§ 12:45hs: Pausa para o almoço;
§ 14:00hs: Discussão coletiva, na forma a ser definida pelos participantes;
§ 16:00hs: Encaminhamentos.

Alguns artigos selecionados de Holloway:

Doze teses sobre o anti-poder
Nós somos a crise do trabalho abstrato
A crise do trabalho abstrato
Classe e classificação
Negatividade e revolução
A reinvenção da democracia
Nosso lugar, nosso tempo
A revolta da dignidade
Zapatismo urbano
O que é a revolução?

Inscreva-se nas atividades enviando um e-mail para fimdalinha@terra.com.br, informando nome, contato (e-mail e/ou telefone) e se participa de algum grupo/movimento social. Contribuições e expectativas quanto à atividade são bem-vindas.

Apoiadores: UFRGS/PROPESQ/Faculdade de Arquitetura, CPERS-Sindicato, Associação Cultural José Martí-RS
Posted by Picasa

Nenhum comentário: