junho 19, 2008

Povos e Culturas da América Latina: Cultura, Globalização, Cidades, Direitos Sociais e Saúde

Congresso Internacional Povos e Culturas das Américas

Povos e Culturas da América Latina: Cultura, Globalização, Cidades, Direitos Sociais e Saúde.

Origem

Núcleo de Estudos das Américas – Nucleas


Núcleo de Estudos das Américas foi criado em 2004 pelos professores pelos professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Maria Teresa Toribio Brittes Lemos e Paulo Roberto Gomes Seda, da Área de Estudos das Américas, do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais IFCH, com o objetivo de contribuir e ampliar estudos sobre as Américas , especialmente América Latina e suas relações internacionais.

II CIRCULAR

Natureza do Congresso


No início do século XXI, América Latina nos apresenta obstáculos e problemas endêmicos como a violência, a pobreza, a exclusão social e as grandes diferenças sociais entre ricos e pobres.O objetivo do Congresso é gerar discussões e reflexões sobre assuntos sociais propostos para o estudo dos fenômenos e processos sociais, econômicos,políticos e culturais que dominam o continente, assim como, reexaminar e analisar problemas internos dos distintos países ou regiões e suas relações internas e externas. Pretende também ampliar os conhecimentos sobre a complexidade latino-americana, um maior intercâmbio de experiências e diálogo com base nos valores de solidariedade e cooperação.Serão bem vindas apresentações com enfoques pluri e interdisciplinares os quais podem trazer idéias de especial interesses para o processo de fortalecimento das relações entre os povos e culturas da América Latina e do mundo.

Temas Específicos:
•Religião, mitos e cosmovisão
•Identidade, cultura e representações
•Globalização: mercado e relações internacionais
•História da Saúde Pública na América Latina
•Cidades na América Latina: espaço urbano e direito social

Estrutura do Congresso
O Congresso constará das seguintes atividades
•Mesas-Redondas
•Conferencias
•Comunicações coordenadas
•Mini-Cursos Programa Preliminar

O Congresso se desenvolverá no Campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o seguinte programa preliminar:

•08 de setembro de 2008:
Inscrição: 9:00 - 15:00
Abertura Oficial do Congresso - 18:00
Conferência magistral - 19:00
Recepção inaugural – 20:00

•09 de setembro de 2008:
•Sessões de trabalho
Mini-cursos – 10 às 12 hs.
Comunicações Coordenadas – 14 às 16:30 hs
Mesa-Redonda Religião, mitos e cosmovisão – 16:30 às 18 hs.
Cofee-break – 18 às 18:30 hs.
Mesa-Redonda Identidade, cultura e representações – 18:30 às 20 hs.

•Programa cultural - UERJ: 20:00 - 22:00

•10 de setembro de 2008
•Sessões de trabalhoMini-cursos – 10 às 12 hs.
Comunicações Coordenadas – 14 às 16:30 hs
Mesa-Redonda Globalização: mercado e relações internacionais – 16:30às 18 hs.
Cofee-break – 18 às 18:30 hs
Mesa-Redonda História da Saúde Pública na América Latina – 18:30 às 20hs.

•Lançamento de livros – 19 horas

•11 de setembro de 2008:
Sessões de trabalho Mini-cursos – 10 às 12 hs. Sessão Bin Laden
Comunicações Coordenadas – 14 às 16:30 hs
Mesa-Redonda Cidades: espaço urbano e direitos sociais – 16:30 às 18 hs.
Cofee-break – 18 às 18:30 hs
Conferência de encerramento: 18:30 às 19:30 hs

•Recepção de Encerramento: coquetel de confraternização às 20:00 hs.

Normas da Organização
As conferências e mesas-redondas serão protagonizadas por pesquisadores e professores em nível de excelência, brasileiros e estrangeiros, especialistas nos temas propostos, os quais serão convidados pela organização do evento.

Sessões de Comunicação

As propostas de comunicação serão encaminhadas através da página do evento www.nucleodeestudosdasamericas.com/congresso, no campo Inscrição, pelo formulário de participação, e serão submetidas à avaliação da comissão acadêmica. Estão planejadas, inicialmente, duas sessões de comunicações coordenadas, para cada um dos temas específicos do evento. Estas estarão voltadas prioritariamente para alunos de pós-graduação e possibilitarão a apresentação e debate de cerca de 60 trabalhos.

Os temas são:

COMUNICAÇÕES COORDENADAS APRESENTADAS PELO COMITÊ ORGANIZADOR

TEMAS

Políticas Públicas e Realidade Latino-americana
Práticas Terapêuticas de Populações Tradicionais da América Latina - siglo XXI
Pluriculturalismo e diversidade Étnica
Intolerância e alteridade
Utopias em confronto : Bolívia, Venezuela e Brasil
Religião, mitos e cosmovisão.
Exclusão Social, Violência e Identidade.
Etnicidade na América Latina
Memória e Sociedade na América Latina.
Direitos Sociais e Cidadania
Direito ambiental

Os textos finais deverão ser digitados em Word, tendo até 15 páginas,incluindo o título do trabalho, o tema ao qual está vinculado e as informações sobre o (s) autor (es) – nome, instituição de vínculo,titulação, e-mail – devendo ser digitados em fonte Arial 11, com espaçamento simples. Deverão ser enviados como arquivo anexado através do e-mail do congresso (congressonucleas@gmail.com ) informando qual Sessão Coordenada foi apresentado o trabalho.Os resumos serão publicados em brochura e os anais completos em CD-Rom.

Critérios de seleção dos trabalhos a serem apresentados

Os trabalhos serão avaliados pela comissão acadêmica (editorial) levando em conta sua pertinência ao tema proposto, a qualidade da proposta apresentada e privilegiando as pesquisas concluídas ou em fase de finalização. Também será dada prioridade aos pesquisadores/professores titulados e aos alunos de pós-graduação. O aceite aos alunos de graduação estará condicionado aos mesmos critérios indicados.

Conferências e mesas-redondas serão protagonizadas por pesquisadores e professores em nível de excelência, brasileiros e estrangeiros, especialistas nos temas propostos, os quais serão convidados pela organização do evento.

Taxas de Inscrição (em reais) Até 30 de maio de 2008

• Participantes com apresentação: R$ 130,00
• Participantes sem apresentação: R$ 70,00
• Estudante de Pós-graduação com apresentação: R$ 80,00
• Estudante de Pós-graduação sem apresentação: R$ 50,00
• Estudante de Graduação: R$ 30,00


Até 31 de agosto de 2008
• Participantes com apresentação: R$ 150,00
• Participantes sem apresentação: R$ 90,00
• Estudante de Pós-graduação com apresentação: R$ 80,00
• Estudante de Pós-graduação sem apresentação: R$ 50,00
• Estudante de Graduação: R$ 30,00
• Mini-cursos: R$ 25,00 (por curso)

Ouvinte:
• Sem material e certificado - entrada franca
• Com material e Certificado - R$ 30,00

As inscrições devem ser pagas por depósito bancário através: Conta Banco ITAÚ 341 Conta Corrente - 14040-6 AGENCIA 6134 (conta administrada pelo Nuseg)

Atenção!
• Não haverá devolução da taxa de inscrição
••Enviar comprovante de pagamento por fax ou e-mail

•Comissão Organizadora:
Profa. Dra. Maria Teresa Toribio Brittes Lemos (UERJ) Coordenadora Geral
Prof. Dr. Ronaldo Lauria (UERJ)
Organizador Acadêmico Prof. Dr. Mauricio Mota (UERJ)
Organizador Acadêmico Prof. Dr. Alexis Dantas (UERJ / UFRJ)
Organizador Acadêmico Prof. Dr. Fernando Sergio Dumas dos Santos (Fiocruz)
Organizador Acadêmico Comissão Acadêmica
Prof. Dr. Cezar Teixeira Honorato (UERJ / UFF)
Prof. Dr. Luis Henrique Nunes Bahia (UERJ)
Profa. Dra. Lená Medeiros de Menezes (UERJ)
Prof. Dr. Dejan Mihailovic(Instituto Tecnológico de Monterey – MEX)
Prof. Dr. Paulo Seda (UERJ)
Profa. Dra. Dilene R. Nascimento (PPGHCS/Fiocruz)

Circular 1

NUCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS (NUCLEAS)
E A UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)

Estimados colegas,

Temos o prazer de cumprimentá-los pela participação no I Congresso do NUCLEAS e lhes desejamos êxito em suas atividades.

Encaminhamos as Normas de organização dos Simpósios:

1º) Sobre a recepção dos resumos das apresentações
Solicitamos atendam as datas estabelecidas pelo Comitê Organizador do I Congresso do NUCLEAS para encaminhar os resumos das apresentações que se encontram no programa apresentado.
O cumprimento desta exigência garantirá a inclusão no livro do Programa do Congresso dos resumos apresentados. Pedimos para preencher a planilha que estamos enviando em anexo, onde constam as especificações correspondentes, facilitando a organização geral do congresso.

2º) Apresentação das Apresentações
Formato dos arquivos e correios eletrônicos
Solicitamos aos coordenadores que enviem a planilha com as sessões organizadas e os resumos, respeitando as seguintes indicações:
• Tipo de arquivo: Word.
• Letra: verdana
• Tamanho: 10
• Espaçamento: 1,5.
• Denominar o arquivo com o código do Simpósio e com o conteúdo do arquivo.

Ao enviar correios eletrônicos solicitamos indicar o código do Simpósio escolhido para apresentação de sua comunicação.

Cada participante terá 15 a 20 minutos, a critério do coordenado da Comunicação Coordenada, para apresentar sua apresentação. A coordenação do Simpósio poderá apresentar suas próprias normas. Sugerimos que as Apresentações não superem 10 páginas, com espaçamento de 1½, incluindo notas e bibliografia.

Com nossos agradecimentos,

Profª. Drª. Maria Teresa Toribio Brittes Lemos
Prof. Dr. Mauricio Mota
Comitê Organizador
Posted by Picasa

Nenhum comentário: