janeiro 01, 2009

Atos públicos de apoio ao povo palestino

Palestina - Faxa de Gaza - Dezembro/2008
FEPAL - FEDERAÇÃO ÁRABE PALESTINA DO BRASIL

Gestão 2007-2009

FORTALECENDO DEMOCRÁTICAMENTE AS COMUNIDADES PALESTINAS NA DIÁSPORA

ATOS PÚBLICOS:

PAREM O MASSACRE ISRAELENSE CONTRA O POVO PALESTINO!!


DIA 02/01/2009 – SEXTA FEIRA – 15 HS
VÃO LIVRE DO MASP – AV. PAULISTA – SÃO PAULO

..........................................................

DIA 02/01/2009 – SEXTA FEIRA – 14 HS
Rua Conselheiro Mafra em frente à Galeria ARS - Centro - Florianópolis


Porto Alegre, 30 de dezembro de 2008.
O mundo assiste passivo aos bombardeios israelenses na faixa de gaza. São mais de 400 mortos e mais de 1700 feridos desde o início dos bombardeios em 27 de dezembro.

Jovens, idosos, e principalmente mulheres e crianças estão sendo vitimas de mais um massacre executado por Israel.

O holocausto palestino é produto de uma sistemática execução de limpeza étnica da Palestina planejada pelos sucessivos governos israelenses desde 1948 de acordo com as bases ideológicas do movimento sionista que comanda a política israelense desde então.

A comunidade internacional é cúmplice de mais esse massacre cometido por Israel contra o povo palestino da Faixa de Gaza. As nações ocidentais e ditas civilizadas nada fazem que possa deter o cerne da política sionista: eliminar a existência nacional, cultural e histórica do povo palestino sobre o território da palestina.

A ocupação israelense dos territórios palestinos e árabes são a causa de toda a violência na região. Dezenas de resoluções da ONU exigem a retirada israelense desses territórios. Israel, um estado fora da lei, não pode ser detido e punido, está acima de todos e de tudo.

Conclamamos todas as entidades, partidos, organizações da sociedade brasileira a organizarem protestos e declararem seu repudio a essa política genocida de Israel contra o povo palestino da Faixa de Gaza.

Conclamamos o governo brasileiro para que tome medidas mais enérgicas contra a política genocida de Israel e reveja o Tratado de Livre Comercio entre Israel e MERCOSUL e todos os acordos e convênios acadêmicos, culturais e comerciais

A prioridade nesse momento é CESSAR OS BOMBARDEOS, CESSAR O GENOCIDIO CONTRA O POVO PALESTINO.

PAREM O GENOCIDIO E A LIMPEZA ÉTNICA EM GAZA!

DIGNIDADE E JUSTIÇA PARA O POVO PALESTINO!

Elayyan T. Alladdin Presidente da FEPAL

........................................................................
........................................................................

PALESTINA - ato dia 02/jan - 15H no MASP - SP/SP

Por Lejeune Mirhan e Emir Mourad

Na última segunda-feira, dia 29 de janeiro, realizaram-se duas reuniões simultâneas, convocadas por meios distintos e desconectados, que visavam discutir a questão do massacre palestino em curso perpetrado por Israel, desde o último final de semana, que já matou quase 400 palestinos e feriu quase dois mil outros moradores da Faixa de Gaza.

A primeira reunião, convocada pela FEPAL e pela Fearab, respectivamente Federação Palestina do Brasil e Federação das Entidades Árabes do Brasil, realizou-se no Clube Homs, a partir das 19h. A outra reunião foi convocada pela União Nacional Islâmica -
UNI, convocada pra o mesmo horário, realizou-se na Mesquita do Brasil, no Brás. Ambas contaram com cerca de 50 pessoas cada uma delas.

O embaixador palestino, Dr. Ibrahim Alzebel, prestigiou ambas as reuniões e, como diplomata e representante do povo palestino, agradeceu todo o empenho dos brasileiros presentes em ambas, para com a solidariedade ativa com o povo palestino.

Os participantes da reunião convocada pela FEPAL e Fearab, decidiram indicar uma comissão de representantes das entidades presentes para se dirigir ao Brás, para unificarmos todos os esforços para a realização de ações efetivas e unitárias que mostrem a indignação dos brasileiros com o massacre, com o genocídio que vem sendo cometido por Israel contra os palestinos da faixa de Gaza. Ficou claro que esse massacre não é contra o grupo político/religioso Hamas, que controla a Faixa de Gaza, mas é contra todo o povo palestino e todos os cidadãos do mundo inteiro devem manifestar o seu repúdio a essa atitude e agressão covarde.

Acertaram-se as linhas gerais e as seguintes questões provisórias, até que uma nova reunião ocorra e um grande novo ato, mais organizado possa ser convocado na próxima semana de janeiro de 2009:

• A palavra de ordem que todos concordaram como unificadara será:

Israel: Pare o Massacre Contra o Povo Palestino!

• Um ato público esta sendo convocado para o próximo dia 2 de janeiro, sexta-feira, a partir das 15h, no vão livre do MASP, onde poderá ser realizado uma passeata;

• Foi sugerido que em todas as quase 5,6 mil cidades brasileiras, onde for possível, devemos aproveitar o dia 1º de janeiro, data da posse dos novos prefeitos e vereadores em todo o país, para realizar manifestações públicas de protestos e de indignação das mais diversas e criativas formas, chamando a atenção dos brasileiros e da imprensa para o massacre em curso;

• Diversos corredores e maratonistas participantes da São Silvestre, manifestaram desejo de protestar contra o massacre. Manifestações individuais poderão ser organizadas nesse dia 31 de dezembro, a partir das 14h, seja na paulista, seja no trajeto da corrida.

• Uma nova reunião de todas as entidades brasileiras esta sendo marcada para o próximo dia 5 de janeiro, segunda-feira, a partir das 19h (local a ser definido ainda).

Listamos a seguir, as entidades e/ou partidos que se fizeram presentes em ambas as reuniões:

Federação Palestina do Brasil – FEPAL;
Federação das Entidades Árabe-Brasileiras – Fearab;
Partido Comunista do Brasil – PCdoB;
Partido dos Trabalhadores – PT;
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados – PSTU;
Central Única dos Trabalhadores – CUT;
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB;
Conselho Mundial da Paz;
Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz – Cebrapaz;
Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo –
Apeoesp;
Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo – Sinsesp;
Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST;
Instituto Jerusalém;
Instituto de cultura Árabe – ICAarabe;
Jornal "Hora do Povo";
Juventude do Partido dos Trabalhadores;
Juventude Revolução;
Movimento "Mulheres pela Paz";
Fearab/Américas;
Intersindical;
Conlutas;
Liga da Juventude Islâmica;
União Nacional Islâmica;
Partido Socialista Árabe Sírio - Baath.
Movimento Palestina para Todos – MOPAT;
LER – Quarta Internacional;
Corrente O Trabalho do PT;
Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino;
Comitê de Solidariedade aos Povos Árabes.
Associação Beneficente Islâmica do Brasil - ABIB

Um documento unificado, de conteúdo amplo e unitário será escrito e rodado na forma de panfleto para ser amplamente distribuído de agora em diante pelas entidades participantes e que convocam o ato unificado do dia 2 de janeiro próximo ao MASP, em São Paulo.

Faixas serão elaboradas e um resumo para a imprensa será enviado, bem como será tentado espaços nos canais de televisão para mostrar a visão do lado palestino do confronto, pois a mídia grande tem dado a versão oficial de Israel e dos Estados Unidos, de que os ataques contra o povo palestino vêm ocorrendo por causa do Hamas que "descumpriu um cessar fogo".

Existe ainda a idéia de uma manifestação em frente ao consulado de Israel em São Paulo, bem como a convocação de um ato ainda maior e com mais entidades, para a próxima semana, que pudesse ser no dia 9 de janeiro, sexta-feira, em local ainda a ser acertado.

Lejeune Mirhan é sociólogo, arabista, presidente do Sindicato dos Sociólogos do Estado de SP, membro da Academia de Altos Estudos Ibero- Árabe de Lisboa e colunista do portal Vermelho sobre Oriente Médio;
Emir Mourad é engenheiro e Secretário-Geral da Federação Palestina do Brasil – FEPAL.

Dossiê: http://www.usp.br/fau/depprojeto/labhab/04textos/Dossie_FCV_01jun06.pdf

Site: http://centrovivo.org/
Posted by Picasa

Nenhum comentário: