outubro 04, 2009

Depoimento e imagens históricas da Marcha dos Usuários

Paulo José e Marcus Vinicius
Foto: Rogelio Casado - Recife - Pernambuco - Brasil - 2008

Nota do blog: O comendador Marcus Vinicius de Oliveira, doutor em psicologia, professor da UFBA e militante antimanicomial, participou da Marcha dos Usuários por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial na condição de organizador, pela Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial. Com direito a interferências deste blogueiro, reproduzo aqui mensagem do estimado companheiro enviado por e-mail. Mais abaixo uma canja para quem ama documentos fotográficos, no caso o dessa Marcha histórica:

Não resisto! Vou comentar... Deslocamos mais de 1500 usuarios de todo o Brasil (na verdade, mais de 2000 pessoas ao todo) para essa nossa Brasilia e só um deles nos escapou... Que esperto esse um, heim! Que "secretarios de doidos" (denominação dada pelo psicanalista Jacques Lacan ao trabalho com os psicóticos, aqui em linguagem popular, que, não raro, fere ouvidos sensíveis) eficientes fomos todos nós! E o mais belo da autonomia foi que eles foram recebidos em 10 audiências de estado e em todas elas , eles sabiam quais eram as pautas e o que estvam fazendo ali e foram os verdadeiros interlocutores das autoridades... Nós, os seus assessores, trabalhamos muito, antes, durante e depois, colhendo as agendas, sugerindo e submetendo pontos à apreciação dos coletivos dos serviços, administrando polêmicas e pontos de vista mais particulares de um estado ou outro, garantido a diversidade... Na chegada os cinco usuários de cada estado que foram designados como representantes oficiais da delegação, se distribuiram em torno dos assessores, para constuir a comissão de audiência e preparar as suas performances.... Sarney teve que ouvir do Paulinho, de Minas, que no Maranhão não tinha reforma psiquiátrica não... o Gilberto de Carvalho teve que ouvir de uma companheira de Brasília que era a terceira vez que o Lula dava um bolo e que se ele não tinha viajado no dia 28 porque ele não tinha antecipado a audiência, porque ela sabia que ele ainda estava em Brasília... No Ministerio da Justiça um usuário de Santa Catarina, que responde por tres homicídios, falou para o ministro interino que a justiça tem que andar rápido com assuntos pois os usuários não suportam demoras e ficam muito estresssados... Creiam, portanto, que este país tem hoje um grupo de mais de 50 lideranças, dentre os tantos que marcharam, de mais de treze estados, capazes de serem interlocutores, sem nenhum favor de ninguém, dos assuntos relativos ao que querem da Reforma Psiquiátrica... As suas associações atuantes e em funcionamento estão postas como recursos para quem quiser tê-los como interlocutores válidos... esse é um patrimonio político construído pela Reforma que não pode mais ser desprezado!!!

Marcus Vinicius de Oliveira
***

Colegas,

Compartilho link disponibilizado pelo CFP - sim, pelo grande CFP, sem medo de investir nos movimentos sociais pela cidadania e pela democracia e sem reivindicações corporativistas - onde algo da força do coletivo pode ser sentido, no calor, no cheiro do povo, da poeira, do arcondicionado dos gabinetes, onde eles, sempre eles - organizados, autônomos, com seu imenso poder de testemunho, eles os usuários foram dizer diretametne, sem intermediarios, o que é que eles estão achando dessa, nossa, vossa, mais de alguns do que de outros Reforma Psiquiátrica

do front

Marcus Vinicus de Oliveira

Prezados/as:

Por solicitação do Presidente Humberto Verona e da Conselheira Elisa, envio algumas fotos das audiências realizadas e da Marcha dos Usuários pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial . Em breve, vocês terão um conjunto mais organizado de imagens e trechos das gravações feitas durante todo o dia 30 de setembro, quando Brasília ouviu as vozes dos usuários! Estamos concluindo a seleção para colocar no blog da Marcha.

http://www2.pol.org.br/downloads/Fotos_Marcha_USM.zip

Atenciosamente,
Yvone
Posted by Picasa

Nenhum comentário: