novembro 08, 2009

Aquele Querido Mês de Agosto na retomada das Sessões Regulares do Cine Líbero Luxardo

Aquele Querido Mês de Agosto na retomada das Sessões Regulares do Cine Líbero Luxardo

O Cine Líbero Luxardo retoma sua programação e projetos regulares com a exibição do elogiado “Aquele Querido Mês de Agosto” do diretor português Miguel Gomes, entre os dias 05 e 15 de novembro, de quinta a domingo, sempre às 19h30. Misto de documentário e ficção ambientado numa pequena cidade no coração de Portugal no mês mais festejado do ano lusitano, agosto, período em que os portugueses aproveitam as férias e o verão e em que muitos viajam para reverem familiares e amigos.

Em meio à festa popular local em homenagem à santa padroeira, suas procissões, seus andores, bailes e bandas, o diretor e sua pequena equipe munidos de uma câmara de 16 mm, se deslocam sem história definida, com o propósito de rodar um filme, sem financiamento para a elaboração de um roteiro e à contratação de atores. Com o projeto do filme suspenso temporariamente, o diretor resolveu nessas condições pelo menos documentar as festas de Argamil.

Nascido em Lisboa em 1972, após trabalhar como crítico de cinema na imprensa local e realizar diversos curtas, Miguel Gomes lança seu primeiro longa, “A Cara Que Mereces”, em 2004. Sem saber exatamente o que queria fazer neste seu segundo filme, embora soubesse que se ambientaria na pequena cidade portuguesa, começou a filmar de modo aleatório, procurando juntar material documental, pelo menos como pesquisa, para quando da retomada da produção dofilme. Ao procurar depoimentos de moradores e recolher histórias e curiosidades locais, um roteiro começou a ser construído. E tudo, documentário e ficção, foi parar na edição final deste longa que tem dividido opiniões e conquistado diversos prêmios pelo mundo afora, inclusive a indicação para representar Portugal na categoria de Melhor Filmes Estrangeiro no Oscar, e o prêmio da critica na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2008, sendo exibido na Quinzena dos Realizadores em Cannes no mesmo ano.

Produção metalingüística, em que a ficção invade o documental, “Aquele Querido Mês de Agosto” pode ser visto, sobretudo, como uma homenagem do cinema ao próprio ato de fazer cinema. Sem estabelecer distinções nítidas para o público, o filme passeia por estes gêneros, misturando realidade e universo ficcional, de maneira fluida, invisível. Moradores da pequena cidade e integrantes da própria equipe do filme exercem papéis de personagens criados e de pessoas reais.

A história que se constrói dentro do filme para a parte ficcional conta o dilema de Tânia, cantora de uma pequena banda, que se apaixona pelo também músico Hélder, seu primo. O amor dos dois é impossível, pelo grau de parentesco e por um terrível segredo que ela guarda desde pequena, e que causou uma complicada relação entre a cantora e seu pai, também integrante da banda. É esta história de amor que ocupa a segunda metade de “Aquele Querido Mês de Agosto”.

“Uma câmera na mão, uma idéia na Cabeça!” a máxima de Glauber Rocha poderia ser usada como mote à construção desse filme, que mais do que experimental, se quer um produção de caráter pessoal, autoral. Sem grandes pressões comerciais sobre a produção cinematográfica portuguesa o cinema precisa ser usado como meio de expressão. Aquele Querido Mês de Agosto resulta-se como obra e voz de um artista.

Serviço:

Aquele Querido Mês de Agosto

**de Miguel Gomes (Port, 2008)

* Título Original: *Aquele Querido Mês de Agosto.
* Direção: *Miguel Gomes.
* País/Ano: *Portugal, 2008.
* Gênero: *Romance.
* Roteiro: *Miguel Gomes, Telmo Churro e Mariana Ricardo.
* Produção: *Sandro Aguilar, Thomas Ordonneau e Luís Urbano.
*** Fotografia: *Rui Poças.
* Elenco: *Sonia Bandeira, Fábio Oliveira, Manuel Soares, Joaquim Carvalho.
*Cor:** *Colorido.

Site Oficial:
http://www.osmeafuria.com/filmes/3/1/.
Estúdio: Shellac FIlmes / O Som e aFúria.
Distribuidora: Filmes do Estação.
*Duração:*02 hs 27 min.
*Classificação: *Livre.

De quinta a domingo
05 a 15 de novembro
às 19h30

Ingressos: 5 reais (Meia Entrada para estudantes)
Projeto Plateia : Quintas-feiras
Entrada franca para estudantes com carteirinha de meia entrada

Sinopse:***
*Em Portugal, o mês de agosto é marcado por uma série de festividades, com apresentações de grupos musicais tradicionais e outras atividades típicas. Apenas com o desejo de fazer um filme sobre o assunto, o diretor parte com sua equipe em busca de um roteiro e atores dispostos a interpretar ospersonagens. Enfrentando diversas dúvidas e a falta de dinheiro, é criada a história de um triângulo amoroso formado por um homem, sua filha e o primo da moça.

CINE LÍBERO LUXARDO

Fundação Tancredo Neves - Centur
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo
Tel: (091) 3202 4321

emails: cll@fcptn.pa.gov.br cinelibero@gmail.com
http://cineliberoluxardo.blogspot.com/
Posted by Picasa

Nenhum comentário: