Aquele Querido Mês de Agosto na retomada das Sessões Regulares do Cine Líbero Luxardo
O Cine Líbero Luxardo retoma sua programação e projetos regulares com a exibição do elogiado “Aquele Querido Mês de Agosto” do diretor português Miguel Gomes, entre os dias 05 e 15 de novembro, de quinta a domingo, sempre às 19h30. Misto de documentário e ficção ambientado numa pequena cidade no coração de Portugal no mês mais festejado do ano lusitano, agosto, período em que os portugueses aproveitam as férias e o verão e em que muitos viajam para reverem familiares e amigos.
Em meio à festa popular local em homenagem à santa padroeira, suas procissões, seus andores, bailes e bandas, o diretor e sua pequena equipe munidos de uma câmara de 16 mm, se deslocam sem história definida, com o propósito de rodar um filme, sem financiamento para a elaboração de um roteiro e à contratação de atores. Com o projeto do filme suspenso temporariamente, o diretor resolveu nessas condições pelo menos documentar as festas de Argamil.
Nascido em Lisboa em 1972, após trabalhar como crítico de cinema na imprensa local e realizar diversos curtas, Miguel Gomes lança seu primeiro longa, “A Cara Que Mereces”, em 2004. Sem saber exatamente o que queria fazer neste seu segundo filme, embora soubesse que se ambientaria na pequena cidade portuguesa, começou a filmar de modo aleatório, procurando juntar material documental, pelo menos como pesquisa, para quando da retomada da produção dofilme. Ao procurar depoimentos de moradores e recolher histórias e curiosidades locais, um roteiro começou a ser construído. E tudo, documentário e ficção, foi parar na edição final deste longa que tem dividido opiniões e conquistado diversos prêmios pelo mundo afora, inclusive a indicação para representar Portugal na categoria de Melhor Filmes Estrangeiro no Oscar, e o prêmio da critica na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2008, sendo exibido na Quinzena dos Realizadores em Cannes no mesmo ano.
Produção metalingüística, em que a ficção invade o documental, “Aquele Querido Mês de Agosto” pode ser visto, sobretudo, como uma homenagem do cinema ao próprio ato de fazer cinema. Sem estabelecer distinções nítidas para o público, o filme passeia por estes gêneros, misturando realidade e universo ficcional, de maneira fluida, invisível. Moradores da pequena cidade e integrantes da própria equipe do filme exercem papéis de personagens criados e de pessoas reais.
A história que se constrói dentro do filme para a parte ficcional conta o dilema de Tânia, cantora de uma pequena banda, que se apaixona pelo também músico Hélder, seu primo. O amor dos dois é impossível, pelo grau de parentesco e por um terrível segredo que ela guarda desde pequena, e que causou uma complicada relação entre a cantora e seu pai, também integrante da banda. É esta história de amor que ocupa a segunda metade de “Aquele Querido Mês de Agosto”.
“Uma câmera na mão, uma idéia na Cabeça!” a máxima de Glauber Rocha poderia ser usada como mote à construção desse filme, que mais do que experimental, se quer um produção de caráter pessoal, autoral. Sem grandes pressões comerciais sobre a produção cinematográfica portuguesa o cinema precisa ser usado como meio de expressão. Aquele Querido Mês de Agosto resulta-se como obra e voz de um artista.
Serviço:
Aquele Querido Mês de Agosto
**de Miguel Gomes (Port, 2008)
* Título Original: *Aquele Querido Mês de Agosto.
* Direção: *Miguel Gomes.
* País/Ano: *Portugal, 2008.
* Gênero: *Romance.
* Roteiro: *Miguel Gomes, Telmo Churro e Mariana Ricardo.
* Produção: *Sandro Aguilar, Thomas Ordonneau e Luís Urbano.
*** Fotografia: *Rui Poças.
* Elenco: *Sonia Bandeira, Fábio Oliveira, Manuel Soares, Joaquim Carvalho.
*Cor:** *Colorido.
Site Oficial:
http://www.osmeafuria.com/filmes/3/1/.
Estúdio: Shellac FIlmes / O Som e aFúria.
Distribuidora: Filmes do Estação.
*Duração:*02 hs 27 min.
*Classificação: *Livre.
De quinta a domingo
05 a 15 de novembro
às 19h30
Ingressos: 5 reais (Meia Entrada para estudantes)
Projeto Plateia : Quintas-feiras
Entrada franca para estudantes com carteirinha de meia entrada
Sinopse:***
*Em Portugal, o mês de agosto é marcado por uma série de festividades, com apresentações de grupos musicais tradicionais e outras atividades típicas. Apenas com o desejo de fazer um filme sobre o assunto, o diretor parte com sua equipe em busca de um roteiro e atores dispostos a interpretar ospersonagens. Enfrentando diversas dúvidas e a falta de dinheiro, é criada a história de um triângulo amoroso formado por um homem, sua filha e o primo da moça.
CINE LÍBERO LUXARDO
Fundação Tancredo Neves - Centur
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo
Tel: (091) 3202 4321
emails: cll@fcptn.pa.gov.br cinelibero@gmail.com
http://cineliberoluxardo.blogspot.com/
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário