Morre Herbert Richers - Morreu hoje aos 86 anos de idade Herbert Richers. O cinema nacional deve a ele muitas das produções das décadas de 50, 60 e 70. Foi Richers quem produziu o filme "O Assalto ao Trem Pagador", em 1962. A rede de cinemas no Brasil dependia da distribuição da sua empresa. Nos anos 1970, a cadeia de cinemas de Manaus (Cine Guarany, Cine Polyteama, Cine Avenida, Cine Odeon, Cine Ypiranga, Cine Vitória, Cine Ideal e Cine Eden) fecharam as portas depois que a Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas negou um pedido do empresário - bem no início do festival de isenções fiscais concedidos pelo governo do Estado e pela Zona Franca de Manaus - para isenção de impostos por 25 anos, tendo como contra-partida a distribuição e exibição dos filmes controlados pela sua empresa. Apenas o Cine Popular, situado na Av. Joaquim Nabuco, próximo da Praça Santos Dumont, escapou da sanha do empresário. Nessa altura, através de Walt Disney, ele já dominava o filão das dublagens de filmes.
A vingança - Diante da negativa à manobra empresarial, como retaliação Herbert Richers fez rodar em todas as salas de cinema do país um documentário sobre a Cidade Flutuante - casebres sobre às aguas do Rio Negro, que servira de cenário para um filme de Jean Paul Belmondo (O Homem do Rio), e que envergonhava os amazonenses -, comprometendo a imagem da cidade de Manaus. Naquela época, antes do filme principal, e antes dos trailers, projetava-se um pequeno jornal com notícias do país inteiro, que, invariavelmente, incensava o regime militar. Foi neste formato que Manaus foi "homenageada" pelo empresário de cinema. Descanse em paz, Herbert Richers!
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Ola Rogelio, Sou de Porto Alegre e lendo Milton Hatoum acabei por procurar curiosidades e imagens de manaus antiga e li teu post e gostaria de ler mais coisas sobre essa misteriosa cidade.Meu blog é
doutorpfcoutinho.blogspot.com
Recomendo o blog do Rocha. Endereço: http://jmartinsrocha.blogspot.com/ Abraços.
Postar um comentário