novembro 24, 2009

Saúde Mental da Criança e Adolescente: seminário de apresentação de pesquisa

Desenho de criança
Gostaríamos de convidar a todos para o Seminário de apresentação e discussão dos resultados da pesquisa intitulada “Conhecendo a Rede Pública Ampliada de Atenção à Saúde Mental da Criança e do Adolescente: dimensões da exclusão”, realizada através de parceria entre o NUPPSAM/IPUB/UFRJ e Universidade de Columbia/NY, com apoio do Ministério da Saúde do Brasil e OPAS.

O Seminário será realizado no dia 14 de dezembro, das 9:00 as 12:30h, no Auditório Leme Lopes (IPUB/UFRJ), situado à Avenida Venceslau Brás, 71 – fundos – Botafogo – RJ.

Este estudo foi desenvolvido em quatro localidades do Estado do Rio de Janeiro e permitiu mapear a rede ampliada de atenção à saúde mental de crianças e adolescentes. Ao todo, 525 instituições dos setores da saúde/saúde mental, educação, assistência social, justiça e direitos responderam ao questionário para levantamento de informações sobre estrutura, serviços oferecidos em saúde mental infantil e juvenil e em outras áreas, percepção das necessidades em saúde mental, encaminhamentos mais freqüentes, principais barreiras ao cuidado e outros temas relevantes.

A avaliação de uso de serviços por crianças e adolescentes com necessidades em saúde mental tem sido uma estratégia importante para fundamentar a montagem de sistemas de cuidados compatíveis com as realidades locais e com o princípio da intersetorialidade. No estudo em questão, os resultados apontaram a presença de ações e de profissionais diretamente relacionados à saúde mental nos diferentes setores públicos investigados, corroborando a hipótese inicial de que a necessária expansão do atendimento à saúde mental de crianças e jovens não poderá se restringir à oferta de serviços altamente especializados, nichos de excelência de um só setor. Entretanto, a existência destas ações e profissionais só virá a constituir uma rede se uma direção pública puder ser afirmada e partilhada por todos. A noção chave desta pesquisa é a de uma rede pública ampliada de atenção à saúde mental da infância e adolescência que, esperamos, possa contribuir para o aprofundamento e expansão das diretrizes da política nacional de saúde mental infantil e juvenil.

O programa completo do Seminário está disponível no site: www.nuppsam.org

Aguardamos a presença e participação de todos.

Atenciosamente,

Cristina Ventura – Nuppsam/IPUB/UFRJ
Maria Tavares Cavalcanti – IPUB/UFRJ
Cristiane Duarte – Universidade de Columbia/NY
Posted by Picasa

Nenhum comentário: