Imagens da Amazônia: natureza e humanidade
Na próxima quinta-feira, dia 19 de novembro, às 17h, o Museu da Amazônia – Musa recebe o antropólogo Gilton Mendes dos Santos, que ministra a palestra “Imagens da Amazônia: natureza e humanidade”.
O pesquisador antecipa que vai abordar as várias imagens, das paisagens ecológica e humana, construídas sobre a Amazônia. “Tais imagens são aquelas construídas tanto pelas teorias científicas (naturais e humanas) quanto pelo ideário sobre a região e sua gente nativa. Todas elas, no entanto, fazem parte de uma Constituição Moderna, valendo-se da oposição entre natureza de um lado, e cultura do outro – o que se opõe radicalmente às concepções tradicionais e indígenas, em que tal dicotomia não faz o menor sentido”, afirma. Gilton Mendes enfatiza ainda que pretende abordar as teorias nativas, que estabelecem um continuum social entre humanos e não humanos, promovendo uma dissolução da natureza.
Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena – NEAI do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFAM, Gilton Mendes atua na área de Etnologia Indígena, com ênfase nos estudos da relação Sociedade e Natureza, manejo de recursos naturais, cosmologia indígena e conhecimentos tradicionais.
Próximas palestras:
Novembro
26 – “Cosmologia, Ambiente e Práticas Alimentares Baniwa” - Luiza Garnelo (Fiocruz)
Dezembro
03 – Júlio César (Fiocruz)
10 – Museu Amazônico – Sérgio Ivan
17 – "O outro - Meu Espelho"– Victor Py Daniel
--
Jane Dantas
Jornalista (MG07326JP)
Assessora de Comunicação Museu da Amazônia - Musa
Fone: +55 92 32363079 / 9197 Cel.: 8128 5070
Skype: dantas.jane
Msn: janesdantas@hotmail.com
E-mail: jane@museudaamazonia.org.br, ascom@museudaamazonia.org.br
www.museudaamazonia.org.br
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário