Usuários do Sistema de Saúde Mental recebem capacitação
Associação de usuários e familiares quer formar grupo
com voz ativa e discurso autônomo
Qualificar os usuários dos serviços de saúde mental e seus familiares é um passo fundamental para o fortalecimento do controle social das políticas públicas para o setor. Pensando nisso, a AMEA - Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares do Sistema de Saúde Mental do Estado da Bahia – convidou esses atores sociais para o Curso de Capacitação em Direitos Humanos das Pessoas com Sofrimento Psíquico. O treinamento será realizado de 26 a 28 de novembro, das 08h30 às 17h30, no CEAS - Centro de Estudos e Ação Social (Rua Aristides Novis, 101, Federação), em Salvador.
A atividade abordará questões relativas à efetivação da Reforma Psiquiátrica e à defesa dos direitos dos usuários dos serviços de saúde mental e dos seus familiares. Trinta participantes da capital e do interior já estão confirmados. São parceiros desta atividade o Grupo de Trabalho Eduardo Araújo, o Núcleo de Estudos para a Superação dos Manicômios (NESM), a Associação de Advogados dos Trabalhadores Rurais da Bahia (AATR-BA), a Defensoria Pública da União, o Instituto Nacional do Seguro Social e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). O curso tem o apoio do Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região.
A AMEA - Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares do Sistema de Saúde Mental do Estado da Bahia é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 17 de maio de 2007, e desenvolve papel relevante no controle social das políticas de saúde mental na Bahia, lutando pela efetivação da Reforma Psiquiátrica e em defesa dos direitos dos usuários dos serviços de saúde mental e dos seus familiares.
Voz ativa em fóruns, debates, fiscalizações a hospitais e outras instituições, audiências públicas na Câmara de Vereadores de Salvador e na Assembléia Legislativa da Bahia, palestras em Universidades, encontros e seminários, a associação participou, também, de audiências com autoridades do poder público federal, durante a Marcha dos Usuários a Brasília, em 30 de setembro de 2009.
Em 2008, a AMEA criou o Projeto Loucura Cidadã, apoiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, que tem como uma de suas ações o Curso de Capacitação em Direitos Humanos das Pessoas com Sofrimento Psíquico. Para o Movimento dos Usuários e Familiares dos Serviços de Saúde Mental, a capacitação, enquanto instrumento de socialização do conhecimento, fortalece a representatividade dos usuários e ajuda a garantir o seu direito de voz.
O que:
Curso de Capacitação em Direitos Humanos das Pessoas com Sofrimento Psíquico
Onde:
CEAS - Centro de Estudos e Ação Social
Rua Aristides Novis, 101, Federação, em Salvador
Quando:
De 26 a 28 de novembro, das 8h30 às 17h30
Contato:
AMEA - Associação Metamorfose Ambulante
Tel: (71) 8898-8407/8887-2963/ 3247-6716/3332-6168 (Mário e Josueliton)
E-mail: ameabahiassociacao@gmail.com
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Um comentário:
Parabéns À Associação Metamorfose Ambulante!
Renovar constantemente é preciso!
Postar um comentário