Nota do blog: Josué Castro, médico pernambucano, foi o único intelectual que não retornou do exílio ao Brasil com o fim da ditadura militar; morreu antes da anistia.
Assista aos seminários de Ignacy Sachs, no IMEA, ao vivo pela internet entre 16 e 18 de novembro
O economista Ignacy Sachs, autor da teoria do desenvolvimento sustentável na década de 1970, é o fundador da Cátedra Josué de Castro de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.
A Cátedra faz parte do programa de Cátedras Latino-Americanas do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) e será realizada entre 16 e 18 de novembro, na sede temporária da UNILA, no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu.
Os seminários, que registram mais de 90 inscritos presenciais, também serão transmitidos ao vivo pelo site da UNILA. Para assistir, o internauta deve clicar no televisor da tela de entrada de nosso site, nos horários indicados. Lembramos que, como a transmissão é ao vivo, pode haver pequena variação nos horários indicados.
Datas e horários de realização e transmissão dos seminários:
Segunda-feira 16/11 - a partir das 14h30min
Terça-feira 17/11 – das 14h às 18h
Quarta-feira 18/11 – a partir das 8h30min
Quem foi Josué de Castro?
Josué de Castro (1908-1973)
Nascido no Recife, graduado em medicina pela Universidade do Brasil (1929), logo nos primeiros anos de formado, entendeu que “a fome” estava presente na vida de grande parte da população brasileira. Comemorou-se, em 2008, o centenário de seu nascimento. Figura marcante de cientista que legou uma obra de grande influência na vida nacional, onde se projetou internacionalmente, com seu livro pioneiro e clássico Geografia da Fome (1946). Crítico das especializações, seu trabalho foi marcado pela multidisciplinaridade. Além da fome, estudou questões relativas ao meio ambiente, ao subdesenvolvimento e à paz.
Conheça o perfil de Ignacy Sachs:
Nascido na Polônia, com formação acadêmica internacional. Graduou-se em Economia e Estatística na Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorou-se em Economia na Universidade de Delhi (Índia) e depois na École Centrale de Planification et Statistique de Varsóvia (Polônia). Como professor de l´École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), fundada em Paris por Fernand Braudel, conquistou reputação internacional por sua obra e pelo grande número de doutores europeus e latino-americanos que formou nas áreas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Ana Paula Dixon
Assessora de Comunicação CI-UNILA
www.unila.ufpr.br
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário