novembro 15, 2009

Nem tudo é cartão postal: no Ceará, o governo Cid Gomes dá uma rasteira na Confecom

Ceará - Brasil
Postada em gobrasil.net

GOVERNO DO CEARÁ FECHA COM EMPRESÁRIOS NA CONFERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

Senhoras e senhores

Lamentavelmente, na semana passada, os empresários (coordenados por uma consultoria contratada pela Telebrasil) mostraram sua cara na Comissão Organizadora (Coe) da Conferência Estadual da Comunicação do Ceará (Conecom-Ce).

Na terça, dia 13, a reunião da Coe, foi desmarcada pelo Governo do Estado em cima da hora. Um de nossos representantes desavisado, chegou ao local e deparou-se com o Governo reunindo-se isoladamente com os empresários. Na reunião seguinte, quinta, 15, o representante desse setor começou registrando que essa era a primeira reunião da Coe porque anteriormente não havia sido feita nenhuma ata (responsabilidade delegada para o Governo) nem publicada a portaria nomeando os membros.

O desrepeito aos dois meses de árduos trabalhos da Coe continuou! Foi aprovada a revisão de todo o regimento interno. Para nossa frustração, mesmo o Governo Cid Gomes tendo participado dessa construção anterior, votou a favor dos empresários. E foi sempre assim, na reunião que revisou o regimento na sexta, 16! Em nenhuma das votações, os representantes governamentais votaram com os movimentos sociais. Isso demonstra a total subserviência do Governo Cid aos empresários da Comunicação e sua total perda de legitimidade como mediador social do debate.

As duas únicas vitórias do movimento social no regimento interno só foram possíveis com a abstenção do Governo, provocada depois dos apelos quase emocionados e do acesso de fúria de seus representantes denunciando o conluio. Depois dessas abstenções, um membro do setor empresarial colocou literalmente o dedo na cara da coordenadora de comunicação do Governo, bradando "vocês não podem deixar de tomar posição!". A partir dai, os representantes governamentais voltaram a votar favoravelmente aos empresários.

Diante da situação, o movimento social pediu tema sensível na última votação, criando um impasse a menos de 7 dias da Conecom e terminando, depois de 6 exaustivas horas, a reunião sem sequer concluir a aprovação do regimento interno. Ainda não temos programação aprovada, não temos palestrantes confirmados, não temos GTs distribuídos...

REPUDIAMOS ESSA SITUAÇÃO DE SUBSERVIÊNCIA DO GOVERNO CID GOMES AOS EMPRESÁRIOS DA COMUNICAÇÃO! GOVERNO DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), NO QUAL UMA DE SUAS PRINCIPAIS LIDERANÇAS É A DEPUTADA FEDERAL LUIZA ERUNDINA ENGAJADA NA LUTA SOCIAL PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO. GOVERNO ELEITO COM APOIO DO PRESIDENTE LULA E DO PT!
A LUTA CONTINUA!

Ismar Capistrano C. Filho
Posted by Picasa

Nenhum comentário: