fevereiro 11, 2011

A revolução egípcia derruda o ditador: a luta continua, até a vitória final


***


O povo fez História no Egipto
por José Manuel Fernandes, sexta, 11 de fevereiro de 2011 às 08:17.

A protester holds up a poster of President Hosni Mubarak in downtown Cairo, January 30, 2011. Mubarak, clinging to power despite unprecedented demands for an end to his 30-year rule, met on Sunday with the powerful military which is widely seen as holding the key to Egypt's future. The words in Arabic read "Leave coward". REUTERS/Asmaa Waguih (EGYPT - Tags: CIVIL UNREST POLITICS) EGYPT/



A revolta triunfou. Mubarak vai partir. Finalmente. E o Egipto vai mudar. Com esta mudança, o mundo árabe, estremece. Também poderá mudar. O dia é histórico para o Egipto, talvez para o mundo árabe.


A 25 de Janeiro todos pensavam que seria impossível, excepto alguns jovens corajosos. Algumas centenas de mortos depois (infelizmente), após dias e dias a fio com o povo a encher as ruas do Cairo e, sobretudo, a praça Tahrir (Libertação), o que parecia impossível aconteceu. Agora é hora de celebrar a queda de uma tirania. Amanhã a prudência exige que se ajude o Egipto a seguir os sempre difíceis caminho da liberdade, da democracia e da paz. A praça Tahrir exige-o e merece-o. Para já estáa celebrar. Com uma alegria que só podemos imaginar.

Fonte: José Manuel Fernandes

Nenhum comentário: