novembro 11, 2012

"Robert Capa, Cartier-Bresson e Cia" (Revista de História)

PICICA: "O enorme volume organizado por Kristen Lubben, curadora do International Center of Photography (ICP) de Nova York,  inclui mais de 400 imagens tiradas por 69 profissionais da agência Magnum - fundada em 1947 por Capa, David Seymour, Henri Cartier-Bresson e George Rodger."

Robert Capa, Cartier-Bresson e Cia

Livro e exposição em São Paulo mostram as mais importantes fotografias da Agência Magnum, criada em 1947




Em 6 junho de 1944, enquanto as praias francesas da Normandia eram invadidas pelas tropas aliadas, ali estava, em posição estratégica, o fotógrafo húngaro Robert Capa (1913-1954), responsável por registrar o famoso Dia D em mais de cem imagens. Ainda que quase todas as fotografias tenham se perdido, as 11 restantes continuam a ser um dos principais registros históricos da Segunda Guerra Mundial, e podem ser vistas no livro Magnum Contatos, lançado esta semana no Brasil, em edição do Instituto Moreira Salles.

O enorme volume organizado por Kristen Lubben, curadora do International Center of Photography (ICP) de Nova York, inclui mais de 400 imagens tiradas por 69 profissionais da agência Magnum - fundada em 1947 por Capa, David Seymour, Henri Cartier-Bresson e George Rodger. Mas as novidades não param por aí: além do livro, foi organizada em São Paulo uma exposição homônima com 39 imagens, feitas por Capa, Bresson,  e por outros fotógrafos como Philippe Halsman, Werner Bischof e Rene Burri - responsável por alguns dos famosos retratos de Che Guevara.

Os registros ilustram a ascensão da imprensa ilustrada, a profissionalização do fotojornalismo, o apogeu das grandes revistas do século XX, e passam até por ensaios com celebridades e de moda.

Para os amantes da fotografia, um dos importantes atrativos da publicação são as 139 folhas de contato, definidas por Bresson como “o livro de anotações de um psicanalista”. Ali os fotógrafos anotavam impressões que tiveram ao fazer as imagens, ações que não conseguiram captar e tudo que pudesse ajudar, posteriormente, a edição das imagens e a indexação dos arquivos.

Exposição: até 6 de janeiro de 2013
Loja Instituto Moreira Salles por Livraria Cultura - Av. Paulista, 2073 – Conjunto Nacional - São Paulo
Segunda a Sábado, das 9h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 20h.

Fonte: Revista de História.com.br

Nenhum comentário: