junho 25, 2015

No Paiz das Amazonas (Joaquim Gonçalves de Araújo & Silvino Santos, 1922) / Silvino Santos: um olhar pioneiro sobre a Amazônia

PICICA 1: ""No Paiz das Amazonas" (1922), lendário documentário de Silvino Santos (1886-1970) trouxe às telas as primeiras imagens da Amazônia no início do século XX."

PICICA 2: "O diferencial de Silvino em No Paiz das Amazonas estava justamente no seu domínio da linguagem, seja na captação ou na montagem do filme. O cineasta inverte determinada sequência para apresentá-la de trás para frente, por exemplo, a fim de causar tensão. Além disso, a mesma lente que revela o fascínio pela Amazônia não deixa de revelar suas peculiaridades e seus horrores, como na cena em que uma série de peixes-boi mortos são enfileirados por caçadores. Para o escritor Márcio Souza, como afirma em seu livro A Substância das SombrasNo Paiz “mostra-se um filme de ritmo moderno, muito próximo do sonoro em sua narrativa fluente e sem a ingenuidade dos filmes de vistas dos tempos primitivos da cinematografia. A câmera de Silvino Santos não era passiva. […] [Ele] fazia espetáculo com o próprio suceder do documental, sem artifícios ou truques. Por isso é um filme expositivo sem ser monótono”."
 

No Paiz das Amazonas (Joaquim Gonçalves de Araújo & Silvino Santos, 1922)

Samuel Lobo

Nenhum comentário: