junho 10, 2015

O Mínimo Gesto / Le moindre geste, 1971 - Filme de Fernand Deligny, escritor e pedagogo que influenciou a teoria do rizoma de Deleuze e Guattari

PICICA: "O escritor e pedagogo Fernand Deligny influenciou alguns artistas e intelectuais franceses. Seu trabalho com o autismo foi influência para a teoria do rizoma de Deleuze e Guattari. François Truffaut buscou suas ideias para completar "Os incompreendidos". Ao longo do filme, Deligny brinca com as possibilidades da câmera viver e pensar perto da subjetividade humana, oferecendo com "O Mínimo Gesto" um filme único para o mundo, um dos mais fascinantes do cinema francês. Situado visualmente entre uma montanha ocidental e um neo realismo integral, o filme conta a história de dois adolescentes (Yves e Richard), prisioneiros fugidos de um asilo, escondendo-se nas Cévennes (DVD set).

Hipnotizante como um experimento de vanguarda silencioso, potente como um documentário biográfico, este pseudo-filme é um hino fantástico à fraqueza humana em ambos os lados do muro autista. Nesta jornada perturbadora dentro da loucura, um vislumbre de como complexo e assustador o universo do autismo pode ser, é sugerido neste filme com uma simplicidade impressionante (IMDB)."

O Mínimo Gesto / Le moindre geste, 1971 (Completo/Legendas)

Entre Olhos

Nenhum comentário: