junho 03, 2015

[FILME] – “A METAMORFOSE” (Filosofia em Vídeo)

PICICA: "“Por meio de choques ele (Kafka) destrói no leitor a tranquilidade contemplativa diante da coisa lida. Seus romances, se é que de fato eles ainda cabem nesse conceito, são a resposta antecipada a uma constituição do mundo na qual a atitude contemplativa tornou-se um sarcasmo sangrento, porque a permanente ameaça da catástrofe não permite mais a observação imparcial, e nem mesmo a imitação estética dessa situação” (ADORNO, T. Notas de Literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003, p.61)" 

kafka

[FILME] – “A METAMORFOSE”

“Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.“ E assim começa um dos mais memoráveis livros da literatura mundial:” A metamorfose” ( Die Verwandlung em alemão) de Franz Kafka, publicado pela primeira vez em 1915.

Tal como assinala o filósofo Theodor Adorno :

“Por meio de choques ele (Kafka) destrói no leitor a tranquilidade contemplativa diante da coisa lida. Seus romances, se é que de fato eles ainda cabem nesse conceito, são a resposta antecipada a uma constituição do mundo na qual a atitude contemplativa tornou-se um sarcasmo sangrento, porque a permanente ameaça da catástrofe não permite mais a observação imparcial, e nem mesmo a imitação estética dessa situação” (ADORNO, T. Notas de Literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003, p.61)

O universo kafkiano, tem também por fundamento, as condições de vida e de trabalho em suas “gigantescas hierarquias de funcionários”, nas quais o esquecimento de si mesmo torna-se regra. Esse esquecimento, segundo o filósofo Walter Benjamin, não é individual, mas uma força ativa associada ao mundo primitivo, que se manifesta nas parábolas por meio de animais ou coisas deformadas.

Filme baseado na obra clássica “A Metamorfose” do escritor Franz Kafka. Até o momento, a adaptação cinematográfica mais fiel a obra. Legendado em Português.

Baseado em: A Metamorfose, de Franz Kafka

• Direção: Jan Nemec
• Gênero: Drama
• Origem: Alemanha
• Duração: 50 minutos



Fonte: Filosofia em Vídeo

Nenhum comentário: