agosto 05, 2008

ONG: Grande São Paulo abriga mais de 50 mil índios

Foto: Acervo/ Projeto Índios nas Cidades/ Opção Brasil
01.08.08

ONG: Grande São Paulo abriga mais de 50 mil índios

Existem mais de 50 mil índios morando nas cidades da Grande São Paulo, estima a ONG Opção Brasil. Em aldeias urbanas ou fora delas, esses índios, de cerca de 49 etnias, são praticamente invisíveis ao poder público. “Encontramos indígenas em toda região metropolitana brasileira, não importa se é capital ou interior”, diz Marcos Júlio Aguiar, indigenista e coordenador do Projeto Índios nas Cidades na Opção Brasil.

Essa população sofre um duplo preconceito: além de desamparados pela ausência políticas indigenistas específicas, não têm a sua cultura reconhecida no ambiente urbano.

- Quando comento que dentro da certa minha cidade tem indígenas, o pessoal cai de costas. Como se isso fosse um demérito para a cidade! Já teve vereador de São Caetano que disse que era impossível ter índios lá, porque São Caetano é uma cidade de primeiro mundo – conta Aguiar. A estimativa da Opção Brasil é quase o dobro dos dados oficias, que apontam a presença de 30 mil índios na Grande São Paulo. “Muitos mentem aos pesquisadores do IBGE por medo”, lembra o indigenista.

O preconceito, portanto, também contribui para mascarar a realidade, empurrando um número considerável de indígenas para fora das estatísticas oficiais. Aguiar exemplifica como a situação dos índios nas cidades ainda é desconhecida pelos órgãos oficiais: “Quando começamos a fazer as tabelas das etnias [que habitam as cidades], nem a FUNAI tinha. Aliás, nem tem ainda”.

Leia o texto na íntegra no Blog das Ruas
Posted by Picasa

Nenhum comentário: