agosto 07, 2008

Padres, Celibato e Conflito Social - Uma História da Igreja Católica no Brasil

Padres, Celibato e Conflito Social
Uma História da Igreja Católica no Brasil


Convido a todos para o lançamento do livro "Padres, Celibato e Conflito Social - Uma História da Igreja Católica no Brasil", de Kenneth Serbin, que vai ocorrer hoje, 07/08, das 18h30 às 21h30, na Livraria Martins Fontes, que fica na AV. Paulista, 509.

Serbin é um historiador norte-americano, autor de vários livros, entre eles, "Diálogos na Sombra", que mostra as relações entre a Igreja e o regime militar brasileiro.

"Padres, Celibato e Conflito Social" é uma história da Igreja católica vista sob o prisma dos padres. A Igreja é um dos eixos fundamentais da política e da vida social brasileiras. Os padres, agentes da instituição eclesiástica, sujeitos a pressões e influências de diversas fontes (da elite, do povo, do Vaticano e de sua própria consciência), constituem rico material de pesquisa sobre como a ação da Igreja se dá.Serbin destaca especialmente a formação de padres no Brasil. Ao analisar os papéis sociais, o poder econômico e as origens étnicas do clero na era colonial, por exemplo, ressalta o impacto social da atividade missionária da Igreja, seu apoio ao escravagismo e à repressão da cultura indígena e africana.

Abrange, também, períodos de crise, em que vários padres tornaram-se revolucionários, e outros mais amenos, com a romanização da Igreja, o afastamento de padres da política e a proliferação de seminários (de 12 para mais de 600). Apoiado em farta documentação e rica pesquisa histórica, Serbin analisa todos esses períodos em uma narrativa intensa e envolvente, que lhe valeu o Book Prize of the Brazil Section of the Latin American Studies Association.

Encontro com vocês no lançamento!

Adriano Diogo - Deputado Estadual/PT

Posted by Picasa

Nenhum comentário: