setembro 13, 2008

Memórias do Subdesenvolvimento

Maria da Conceição Tavares
Lançamento de Memórias do Desenvolvimento nº 2

O Centro Celso Furtado convida para o lançamento do 2º número de sua publicação Memórias do Desenvolvimento e para mesa-redonda sobre o tema: “As dificuldades do financiamento do desenvolvimento brasileiro: lições da década de 1950”

Mesa-redonda:
Quarta-feira, dia 17 de setembro de 2008
Horário: 16h
Local: Auditório Reginaldo Treiger / BNDES
Av. República do Chile, 100, Subsolo 1
Centro – Rio de Janeiro
Entrada Franca

Com a participação de:

Prof. Maria da Conceição Tavares – Coordenadora da Pesquisa “Memórias das Instituições do Desenvolvimento Brasileiro”, do Centro Celso Furtado

Prof. Hildete Pereira de Melo – UFF / Editora de Memórias do Desenvolvimento nº 2

Prof. Ernani Teixeira Torres Filho – UFRJ / BNDES

Prof. Fausto Saretta – UNESP

Mesa-Redonda: As dificuldades do financiamento do desenvolvimento brasileiro: lições da década de 1950

Celso Furtado, analisando a década de 1950, afirma que um dos grandes problemas dos países subdesenvolvidos era a impossibilidade de financiar projetos de investimentos de longo prazo, conseqüência da inadequação do sistema bancário e das dificuldades de obtenção de financiamento internacional. Em que medida o problema ainda está presente na conjuntura atual do Brasil e da periferia do capitalismo?

Memórias do Desenvolvimento nº 2

O esforço para implantação da industrialização brasileira marcou os dois governos de Vargas e prolongou-se durante os governos Dutra e Kubitschek. Apesar dos interregnos próprios da política e da economia, da alternância de forças liberais ou desenvolvimentistas, o papel do Estado, por meio de instituições e instrumentos legais recém-criados, impulsionou a modernização do país e o desenvolvimento.

O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento divulga, nessa sua publicação periódica, documentos importantes para a compreensão da economia brasileira nesse período. As fontes documentais apresentadas, tais como a lei de criação do Fundo de Reaparelhamento Econômico, as informações sobre a atuação do BNDE e o resultado dos estudos realizados pela Comissão Mista Brasil-Estados Unidos não são muito divulgadas pela literatura socioeconômica. Esta edição preenche a lacuna e possibilita aos pesquisadores fora do circuito do Rio de Janeiro um acesso maior a estas fontes.

Leia mais...
Mais informações: centro@centrocelsofurtado.org.br

Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
Avenida República do Chile, 100/ Subsolo, salas 15-17 - Centro
CEP: 20139-900 - Rio de Janeiro – RJ

Telefone: +55 (21) 2172-6313/ 2172-6312 Fax: +55 (21) 2172-6314
URL:
http://www.centrocelsofurtado.org.br/
Posted by Picasa

Nenhum comentário: