CINE & VÍDEO TARUMÃ
Consciência Negra em três continentes
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil. A data foi escolhida para que a sociedade reflita acerca da inserção do negro em seu meio de maneira igualitária, numa tentativa de remediar os erros do passado e celebrar a força da cultura afro descendente. Esse dia foi escolhido por ser o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares. Para marcar a data, o Cine & Vídeo Tarumã realiza uma mostra de filmes cujos temas refletem a consciência negra em três continentes. Os filmes selecionados são: Mandela – A luta pela liberdade, de Bill August; Milagre em Santa Anna, de Spike Lee; e o curta Vista a minha pele, de Joel Zito Araújo, juntamente com o longa Encontro com Milton Santos, de Silvio Tendler.
Na segunda, 16, será exibido o filme Mandela – A luta pela liberdade. Dirigido por Bill August, a película relata as aventuras de James Gregory (Joseph Fiennes), um típico branco sul-africano que, por falar o dialeto nativo, atua como carcereiro e espião do governo. Ele investiga a atuação do grupo do líder negro Nelson Mandela (vivido nas telas por Dennis Haybert), mas o contato entre os dois vai transformando a visão racista de Gregory e o torna um defensor dos direitos dos negros na África do Sul. Fiennes se destaca no papel, desenvolvendo a personagem de maneira gradual e convincente. Também se destaca atuação cuidadosa de Faith Ndukwana como Winnie Mandela.
Na quarta, 18, o filme Milagre em Santa Anna será exibido. O drama de guerra é dirigido por Spike Lee, lendário diretor afro-americano. Na trama, quatro soldados negros se perdem no interior da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Lá eles arriscam suas vidas para salvar um garoto italiano repleto de medos e traumas do conflito. Além do tom sóbrio e trágico que se exige de um filme de guerra, Spike Lee adiciona o preconceito como tema, o que dá uma dimensão a mais ao filme.
Na sexta-feira, 19, a mostra encerra com dois filmes. O primeiro é o curta metragem Vista a minha pele. Dirigido por Joel Zito Araújo, a divertida obra é uma paródia da realidade brasileira, em que os brancos são uma minoria e os negros dominam a sociedade. Na trama, Maria é uma menina branca hostilizada pelos colegas e que quer ser Miss Festa Junina na escola. Para tal, ela enfrenta o racismo e preconceito. Já no longa Encontro com Milton Santos, exibido em seguida, o foco são os problemas da globalização como empecilho para uma sociedade mais igualitária pelo olhar de Milton Santos, um dos maiores pensadores brasileiros do século XX.
Sempre trazendo filmes de temáticas variadas e boa qualidade, o Cine & Vídeo Tarumã é um projeto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas – Ufam, e conta com o apoio cultural da Take Vídeo Locadora. A mostra ocorre às 12h30 no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL, Coroado I, Campus Universitário. Para maiores informações, consulte nosso blog: http://cinevideotaruma.blogspot.com/; a comunidade do orkut (“Cine Vídeo Tarumã – UFAM”); ou o twitter (http://twitter.com/cinevideotaruma).
Nenhum comentário:
Postar um comentário