novembro 12, 2009

IV Seminário sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos

IV Seminário sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos

Este IV Seminário sobre Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, realizado em Manaus pela ONG Católicas Pelo Direito de Decidir em Parceria com o Movimento Feminista Maria sem Vergonha é dedicado a um grupo de 35 / ou mais ou menos 50 mulheres que estão desejosas de buscar mais conhecimentos sobre:

- sexo e sexualidade,

- prazer sexual e reprodução,

- orientação sexual,

- aborto - criminalização / descriminalização.

Essa busca de conhecimentos tem como objetivo principal o (re)empoderamento das mulheres sobre seu próprio corpo e a capacitação das mesmas para o exercício de uma comunicação mais libertadora e produtiva na sociedade em que vivem.

Realização:
13, 14 e 15 de novembro de 2009

Casa da Tartaruga
Rua Japão, 113 - Parque das Nações com Beija Flor II - Bairro Flores
CEP: 69 028 150
Tel: 3651 6924 / 8812 0897
e-mail: agamedilza@ig.com.br

No Dia das Alianças no FSM em Belém, reuniram-se, na parte da manhã, cerca de 500 mulheres dos cinco continentes, ali debateram e aprovaram uma Declaração tratando de tres pontos principiais: a crise, seus significados e implicações na perspectiva feminista; a guerra e conflitos armados e a autonomia das mulheres e direito ao aborto.
...................................................................................................

“Nós feministas propomos transformações profundas e radicais das relações entre os seres humanos e com a natureza, o fim da lesbofobia, do patriarcado heteronormativo e racista. Exigimos o fim do controle sobre nossos corpos e sexualidade. Reivindicamos o direito a decidir com liberdade sobre nossas vidas e territórios que habitamos. Queremos que a reprodução da sociedade não se faça a partir da superexploração das mulheres”.
....................................................................................................

“Nós nos solidarizamos a todas as mulheres criminalizadas pela prática do aborto ou por defenderem este direito. Nós reforçamos nosso compromisso e convergimos nossas ações para resistir à ofensiva fundamentalista e conservadora, e garantir que todas as mulheres que precisem tenham direito ao aborto legal e seguro”.
.....................................................................................................

“Por nós e por todas estas, seguiremos comprometidas com a construção do movimento feminista como uma força política contra-hegemônica e um instrumento das mulheres para alcançar a transformação de suas vidas e de nossas sociedades, apoiando e fortalecendo a auto-organização das mulheres, o diálogo e articulação das lutas dos movimentos sociais”.

Textos da Declaração aprovada às 12h e 30 min.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: