PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
novembro 14, 2009
Santuário dos Pajes - e-mail para o Presidente da Funai
No dia 27 de outubro de 2009, os moradores do Santuário dos Pajés, comunidade indígena situada em Brasília, detiveram um trator que desmatava área de cerrado próximo às suas terras. A abertura da estrada faz parte do projeto do Setor Noroeste, que teve suas licenças ambientais canceladas por recomendação do Ministério Público Federal, até a conclusão dos estudos antropológicos referentes à presença indígena naquela região. A polícia civil foi chamada para garantir a continuidade das obras e averiguar a existência de um "refém".
Fonte: santuariodospajes
*****
Leia abaixo o texto que serve de modelo para ser enviado ao presidente da
Funai, Márcio Meira, exigindo a demarcação da terra indígena Santuário dos
Pajés, na capital do país, contrariando o projeto de expulsão da comunidade
indígena que vive no local há mais de quarenta anos. O projeto de construção
de um bairro elitizado (o suposto Noroeste), que se diz ecológico, visa
destruir uma imensa área de cerrado preservado e a cultura indígena presente
no local, pelas vias da especulação imobiliária e da velha política de interesses poderosos. Mais fortes são os poderes do povo. É hora de dizermos Basta! Queremos um outro país. Que a Funai saia da omissão em que atualmente se encontra.
Encaminhem a mensagem abaixo ao e-mail do Márcio Meira: marcio.meira@funai.gov.br
O Santuário Não Se move!
Pela Demarcação do Santuário dos Pajés, já!
----------------------Modelo de Email----------------------
Senhor Presidente da Funai,
Como cidadãos brasileiros exigimos o respeito aos direitos dos povos indígenas presentes em Brasília, com a imediata demarcação da terra indígena Santuário dos Pajés, de uso tradicional, nos moldes do Decreto 1.775/96, para consolidar a presença indígena da capital de todos os brasileiros.
O SANTUÁRIO NÃO SE MOVE!
PELA DEMARCAÇÃO DO SANTUÁRIO DOS PAJÉS, JÁ!
POR UMA BRASÍLIA INDÍGENA!
HAWAYAYA!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário