Foto postada em RadioLivre.org
Rádio na escola: uma proposta pedagógica para a democracia
No ambiente escolar uma nova proposta pedagógica vem sendo implantada com a utilização de Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs), nesses contexto o rádio tem se destacado como o principal elemento numa nova construção do fazer pedagógico de escolas do ensino básico. Para essa metodologia já é utilizado o termo Educomunicação.
As rádios geralmente são implantas e organizadas nas escolas através de projetos que enfatizam a participação maciça de alunos e professores, seus objetivos variam de acordo com cada instituição. No entanto de modo geral o que as escolas buscam num projeto de rádio é um ambiente livre e democrático, caracterizado pela participação coletiva e horizontal dos alunos na produção de informações e reprodução de suas identidade.
A construção dessa pedagogia democrática através do rádio, tem sido uma eficaz ferramenta no transpor das práticas tradicionais ainda resistentes nas escolas de hoje. O ensino tradicional com a sua pedagogia do medo tem deixado marcas profundas no ensino, essas marcas são evidenciadas não somente nos indicadores numéricos do Governo, mas também na insatisfação dos alunos em estar nas dependências das escolas.
Com o rádio na escola o aluno se sentirá mais a vontade, pois ele estará construindo uma nova realidade ao lado do seu professor. A inspiração para essa nova prática nas escolas de ensino básico advém do mundo acadêmico e de militância, onde os laboratórios de comunicação livre têm uma grande importância.
Fonte: Portal Rádio Livre
No ambiente escolar uma nova proposta pedagógica vem sendo implantada com a utilização de Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs), nesses contexto o rádio tem se destacado como o principal elemento numa nova construção do fazer pedagógico de escolas do ensino básico. Para essa metodologia já é utilizado o termo Educomunicação.
As rádios geralmente são implantas e organizadas nas escolas através de projetos que enfatizam a participação maciça de alunos e professores, seus objetivos variam de acordo com cada instituição. No entanto de modo geral o que as escolas buscam num projeto de rádio é um ambiente livre e democrático, caracterizado pela participação coletiva e horizontal dos alunos na produção de informações e reprodução de suas identidade.
A construção dessa pedagogia democrática através do rádio, tem sido uma eficaz ferramenta no transpor das práticas tradicionais ainda resistentes nas escolas de hoje. O ensino tradicional com a sua pedagogia do medo tem deixado marcas profundas no ensino, essas marcas são evidenciadas não somente nos indicadores numéricos do Governo, mas também na insatisfação dos alunos em estar nas dependências das escolas.
Com o rádio na escola o aluno se sentirá mais a vontade, pois ele estará construindo uma nova realidade ao lado do seu professor. A inspiração para essa nova prática nas escolas de ensino básico advém do mundo acadêmico e de militância, onde os laboratórios de comunicação livre têm uma grande importância.
Fonte: Portal Rádio Livre
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