fevereiro 05, 2011

Mudança na Coordenação Nacional de Saúde Mental

PICICA: Nota plantada na revista Época induz o leitor a erro. Pedro Gabriel Delgado não saiu da Coordenação Nacional de Saúde Mental a pedido do presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria. Ao contrário. A resposta ao assanhamento da psiquiatria conservadora foi um verdadeiro tiro pela culatra. Foi nomeado, esta semana, para o cargo o psiquiatra nissei Roberto Tykanori, que habla italiano (ou seja, conhece a obra do psiquiatra italiano Franco Basaglia), e é muito estimado pelo movimento antimanicomial brasileiro. Tykanori é conhecido por ter composto a equipe que estabeleceu um divisor de águas na reforma psiquiátrica brasileira, a partir do município de Santos, no final dos anos 1980, quando era Secretario Municipal de Saúde o saudoso médico sanitarista Davi Capistrano Filho. Em dezembro de 2007, quando comemorávamos 20 anos de luta antimanicomial, ele foi um dos poucos "cabeças brancas" presentes na manifestação da militância em praça pública da cidade de Bauru-SP. Boa sorte, Tyka! Aproveite, leitor, para ler  o relatório do setor, produzido pela equipe do ex-coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=925
Givaldo Barbosa
DE SAÍDA
Delgado deixa o posto no ministério após oito anos
Mudança na saúde mental
Pedro Gabriel Delgado, coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, deixa o posto que ocupava desde a posse de Lula no Planalto, em 2003. Irmão do deputado Paulo Delgado (PT-MG), Pedro é considerado um dos mais aplicados representantes, no Brasil, da corrente psiquiátrica que defende uma visão liberal no tratamento dos distúrbios mentais, combate longas internações de pacientes e proíbe o uso de choques elétricos. Na semana passada, ele enviou e-mails de despedida aos colegas. Alvo de polêmica intensa e sem vencedores claros, sua saída foi pedida por Antonio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.

NOTA


O Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, comunica aos gestores e funcionários do SUS nas suas várias instâncias, que foi convidado e aceitou assumir a Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde, o Prof. Dr. Roberto Tikanori. Médico psiquiatra, o novo coordenador é uma das grandes referências nacionais em saúde mental, já colaborou com o MS em várias oportunidades e tem uma longa história no movimento da reforma psiquiátrica no Brasil. Significa para a atual gestão do Ministério, a sinalização concreta e a oportunidade de aprofundar os dispositivos da reforma e qualificar cada vez mais a rede substitutiva humanizada da saúde mental no país, no marco dos dez anos da comemoração da Lei Antimanicomial. É médico psiquiatra da SMS de Santos e Professor da Universidade Federal de São Paulo.  O Secretário aproveita para agradecer e reconhecer o excelente trabalho realizado até então pelo antigo coordenador Pedro Gabriel Delgado, substituído a seu pedido.

HELVÉCIO MIRANDA MAGALHÃES JUNIOR

Secretário de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios
Bloco G, Ed. Sede, Sala 900
70058-900 Brasília - DF
Tel.:  (55)  (61) 3315-2626

Fax.: (55)  (61) 3226-3674
helvecio@saude.gov.br

Nenhum comentário: