setembro 13, 2011

"Abuela Grillo": vídeo enviado pelo Bessa, que dedico ao Victor Tez, em nome da campanha BOICOTE A COCA-COLA

PICICA: Com a devida permissão do meu considerado José Ribamar Bessa Freire, que enviou o vídeo abaixo com dedicatória a Astrid, Andreas e a mim, ofereço para o meu querido Victor Tez esta singela celebração da vida, que tem na água, fonte de vida, sua inspiração. Trata-se de um mito ayoreo, um  curta animado produzido pelo The Animation Workshop, em Viborg, Dinamarca. Victor vinha sustentando uma discussão acalorada com membros de um grupo no facebook intitulado "Manaus - debates necessários", sob uma brutal desigualdade. Dos mais de quatrocentos integrantes do grupo, apenas pouco mais de oitenta deles são contrários à construção do Porto das Lajes. Tendo como fundo essa desigualdade, o debate esquentou depois que Victor enviou um post deste PICICA sobre a campanha de BOICOTE À COCA-COLA, indiretamente interessada na construção do terminal portuário das Lajes diante de um símbolo sagrado para os amazonenses: o Encontro das Águas. A ideia nasceu entre as novas gerações da cidade de Manaus, onde o calor é senegalês e é alto o consumo de refrigerantes. Veja a resposta (abaixo) do Victor à intolerância; e, leia, também, a mensagem do nosso querido Bessa. Em tempo: à tarde, às 14h00, estarei com Victor na Universidade Federal do Amazonas numa Roda de Conversa sobre consumo, produção e descriminalização das drogas, na Universidade Federal do Amazonas, no Laboratório de Psicologia, que tem à sua frente a professora Iolete Silva. Com ele, faço parte do movimento social que enfrenta o proibicionismo no Brasil, que teve como consequência medidas do governo brasileiro que tem deixado perplexa a opinião pública, como a internação compulsória, o investimento de recursos financeiros públicos na rede das eufêmicas comunidades terapêuticas, ressuscitando, com isso, o espírito do higienismo do início do século XX.


A mensagem do vovô Bessa: 


Rogelio, Astrid e Andrea,
Minha neta, de 11 meses, ouve e vê TODOS OS DIAS e fica fascinada com as imagens e com a música. No final, vi que está dedicado a pessoas como vocês.
Curtam uma obra prima: La abuella Grillo
Beijos
Bessa


***


A resposta de Victor Tez ao "Manaus - debates necessários"


Antes, porém, um pouco da intolerância e do preconceito de alguns integrantes do referido grupo contra Victor (conto o milagre, mas não o nome dos santos):


"Tenho horror a esse pessoal desinformado, que escuta o vizinho do amigo da prima da empregada dizer as coisas e acabam escrevendo excrescências. A Coca-Cola não participa de nenhum investimento que foi mencionado acima. Por favor não confundam Grupo Simões com Coca-Cola. Se for empresa envasadora é Grupo Simões, detentora da franquia da Coca-Cola na Região norte do país."


"Você tem algum problema com o povo da coca cola resolva com eles, por que, pelo jeito aqui no grupo não tratamos de briguinha de partido você pertence a qual mesmo? está em defesa de algum outro grupo de interesse nesse porto? você faz ou recebe algo de algum porto concorrente? Eu gostaria muito de discutir o que traz de benefícios pra nossa cidade, por isso o debate dobre o TPL"


"esse Victor é um comediante... Me faz rir. Nao entende das coisas e finge conhecer. Fica ridiculo."

Como meus posts não agradam no grupo Manaus...
Victor Permaculturando12 de setembro de 2011 23:41
Como meus posts não agradam no grupo Manaus Debates, e que tudo que não os agrada, está fora de ordem, mais como diz Caetano, sim: Alguma coisa está fora de ordem, da nova ordem mundial! Inocentes úteis são os carentes de valores mínimos que passaram a acreditar e a identificar com sua própria condição e substitui-los pelos valores entronizados pelo imperialismo. É assim que nasce o excluído, índio, menino de rua, vagabundo, drogado, violento... O imperialismo se mantém pela força ou intervenção (questão de ordem), você então impôe seu consenso, sem importar com ideologia ou peculiariedades, pois, já aceitamos e acreditamos que nossa condição é a nova identidade: made in coca cola, que está acima da nossa cidadania (açai) que não tivemos e sequer conhecemos por que daqui uns anos será muito cara (estará tudo comprado, sendo invasada pelo grupo simões e escoado através do TPL)... Então me retiro do grupo, todas as minhas questões e força levarei para o movimento sos encontro das águas e para o ministério público.
Em tempo: TPL - Terminal Portuário das Lajes.

Nenhum comentário: