setembro 25, 2011

Caso CBN versus Bianca Abinader: um desfecho imoral

PICICA: Macacos me mordam se este não é um caso de assédio moral. Bianca Abinader, médica do Programa Saúde da Família, da Prefeitura de Manaus, acaba de ser demitida. Lembremos os antecedentes: a médica participa de um grupo de cidadãos contrários à Taxa de Lixo que se manifestam pelo twitter. A taxa é votada pela maioria da Câmara dos Vereadores. A campanha cidadã de Bianca não logra êxito na campanha. Nenhuma empresa de out-door aceitou a encomenda do material a ser divulgado, onde constava a lista dos vereadores que votaram a lei favoravelmente. A radio CBN local, detentora de uma conta publicitária da prefeitura, promove um surpreendente assédio contra a profissional. Sindicância pra cá, assédio pra lá, o final dessa história não poderia ser mais imoral. Não há prova material do absenteísmo de que a médica é acusada; ao contrário, há depoimentos de que ela goza da estima dos usuários do programa, pelo bom trabalho que desenvolveu. Para compreender o imbróglio, acesse O caso Bianca Abinader. Leia mais sobre o caso: CBN-Manaus acusada de manipular denúncias, Médica sofre perseguição moral e o caso vai parar na blogosfera, O outro lado que a CBN-Manaus não quer ouvir, "O outro lado que a CBN-Manaus se recusa a ouvir - Parte 2", por Mario Bentes

Enviado por em 03/05/2011
Vídeo gravado no último dia 15 de março, às 12h10 da tarde, na UBS Amazonas Palhano, São José (Zona Leste). Seu autor, Ronaldo Tiradentes, radialista, jornalista, advogado, empresário e tuiteiro, invade a UBS atrás de Bianca Abinader, médica que persegue desde janeiro de 2010.

No vídeo, Ronaldo procura a médica, invade o refeitório da unidade, pergunta de pacientes e colegas onde está Bianca. Todos afirmam: ela esteve ali de 7h às 11h da manhã, cumprindo seu horário. Então Ronaldo pergunta quem é paciente de Bianca. Ninguém responde, pois são todos pacientes da tarde. Então Ronaldo pergunta quem aguarda por um clínico geral. "Cri cri cri" é a resposta do salão, novamente.

Os pacientes reclamam do atendimento de outros médicos, da demora, da falta de fichas, etc. Mas Ronaldo não quer saber. Seu objetivo é Bianca. Desorientado mas decidido, Ronaldo anda pelo salão da UBS, filmando e pensando no que ainda pode fazer. Retira do bolso um documento, o encosta na parede, tenta desesperadamente ajustar o foco da câmera para mostrar uma carga horária de 6 horas, que não existe na rede municipal de saúde.

O documento, inválido e retificado oficialmente pela própria SEMSA, não é do conhecimento do repórter investigativo. Ronaldo anda em círculos, pensando "Bianca, Bianca!". Como seu intuito é apenas o de perseguir a médica, oferece denúncia à SEMSA, apresentando este filme, cujas imagens e depoimentos (mais uma vez) derrubam sua mentira e inocentam a médica. O filme levado por Ronaldo a Francisco Deodato, secretário de Saúde e seu amigo, está editado. Não mostra Ronaldo voltando ao refeitório e levantando a voz para Dona Eurinete Santana, a diretora da UBS, que no início do vídeo atesta que Bianca trabalhou sim, naquele dia. O filme cortado pelo autor também não mostra Ronaldo tentando fazer depoimentos de pacientes, contra outros médicos, parecerem direcionados à médica Bianca. Dias depois, a SEMSA, dos amigos Deodato e Orestes Guimarães instala a 3ª sindicância contra Bianca, com base neste vídeo. É ele a única "prova" apresentada por Ronaldo na sua denúncia. Ronaldo nunca publicou este vídeo. Avalie você mesmo por quê.

Nenhum comentário: