setembro 17, 2011

"Norte Energia toma terra de ribeirinhos à força sem pagar pela área e parte da produção" (Combate ao Racismo Ambiental)

PICICA: No rio Xingu é a Norte Energia, concessionária responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte; no rio Amazonas é o Exército nacional, responsável pela Segurança Nacional. Ambos praticam racismo ambiental. Lá expulsando ribeirinhos da área de construção da barragem; aqui expulsando-os de área de expansão da prática de "Guerra na Selva", em terra de comunidades tradicionais. É o Brasil injusto e não solidário que lembra o Brasil autoritário de tempos recentes. Égua, maninho! Pé de pato, mangalô, treis veiz!
   

Norte Energia toma terra de ribeirinhos à força sem pagar pela área e parte da produção


Por Xingu Vivo - A Norte Energia (Nesa), concessionária responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, desapropriou, através de ordem judicial, mais uma propriedade na área de construção do canteiro de obras da barragem, às margens do Rio Xingu, destruindo a casa da família e depositando o valor da indenização em juízo no Banco da Amazônia.
Após recusar uma proposta rebaixada de valores que não contemplavam as principais plantações do lote, a família de Maria das Graças Militão e Sebastião Pereira foi expulsa de suas terras. O casal, que tem quatro filhos, era dono do lote há 8 anos. “Quando chegamos aqui, era só mato”, conta Sebastião. “Aí eu e meu filho abrimos tudo e começamos a plantar, a montar o barraco na beira do rio”, continua. Na época, seu filho Jefferson tinha 13 anos. E do mato surgiram 16 mil pés de cacau, 50 mil de açaí, 24 mil de banana, além de milhares de pés de mamão, abacaxi, macaxeira e diversas outras culturas.
Além das plantações, seu Sebastião conserva floresta em 3/4 de seu território. “Nunca quis mexer”, explica.  “A gente tem 4 alqueires de cacau, o resto é tudo mato. O resto é [faz as contas]… 38 alqueires de mata virgem. Mais de um lote e meio de reserva”. Segundo ele, a Norte Energia não incorporou a floresta nas indenizações. Continue lendo… 'Norte Energia toma terra de ribeirinhos à força sem pagar pela área e parte da produção'»

Nenhum comentário: