março 08, 2013

Comunidades Tradicionais de Riberinhos, o Polo Naval e o Racismo Ambiental

PICICA: O vídeo abaixo foi apresentado no início desta tarde na audiência pública "O Polo Naval e as populações tradicionais", ocorrida na Assembléia Legislativa de Estado do Amazonas, sob aplausos das comunidades ribeirinhas, que pleitearam a oitiva que lhes foi negada na elaboração de um projeto que pretende 'garfar' 31 quilometros de suas terras. Para conhecer o conceito de racismo ambiental, leia aqui.



Audiência Pública "O Polo Naval e as populações ribeirinhas tradicionais"
10 h do dia 8 de março (sexta-feira),  na  Assembléia Legislativa

Os ribeirinhos da margem esquerda do Encontro das Águas e as entidades (entre elas o movimento socioambiental SOS Encontro das Águas, a Cáritas e a Pastoral da Terra) que apoiam a luta contra a desapropriação de suas terras e contra o racismo ambiental convidam para a Audiência Pública "O Polo Naval e as populações ribeirinhas tradicionais", a ser realizada às 10 h do dia 8 de março (sexta-feira),  na  Assembléia Legislativa,  auditório Belarmino Lins cito a antiga Av. Recife.
A Audiência Pública será presidida pelo procurador da República Dr. Leonardo Macedo, do Ministério Público Federal no Amazonas, e pelo deputado estadual Luiz Castro, da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CAAMA) e tem como objetivo obter dados, subsídios, informações, sugestões e críticas de comunidades, instituições governamentais e não governamentais sobre os e sobre os impactos socioambientais e as alternativas ou propostas relativas ao projeto do polo naval.
O projeto do polo naval do governo do estado promoverá forte alterações ambientais em 31 quilômetros da margem esquerda do Encontro das Águas, no estremo leste de Manaus, e segundo estimativas das populações tradicionais a obra promoverá a retirada de  aproximadamente 5000 pessoas que vivem em 19 comunidades, dentre elas a Jatuarana, Guajará, São Francisco, Tiririca, Mainã, São Pedro, São Lázaro e Nossa Senhora de Fátima.

Leia mais:

Nenhum comentário: