março 25, 2013

FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA: O Banho

 
Teatro ritual e cenografia de instalação
 
   Este ano, a Cia. Do Abração leva à cena do Festival de Curitiba, além da já consagrada Mostra de Teatro para Crianças de Todas as Idades, o espetáculo “O Banho”, dirigido ao público adulto.

   Este espetáculo já se consagrou em anos anteriores, no Brasil e no exterior e agora, volta aos palcos, em uma nova e surpreendente montagem.

   Se qualquer um de nós acostumou-se a pensar no ato de banhar-se como algo rotineiro, sem significado, apenas uma atividade prática e cotidiana, ficará, certamente, surpreendido, com o potencial simbólico de um simples “banho”.

   Aqui, o banho adquire conotações rituais e metafóricas inesperadas: pode ser um desejo irrefreável e inadiável de renovação, expressando-se através de uma pele seca, rachada, suja, ansiando por molhar-se, dissolver-se, descobrir-se pela água da vida, pelo movimento de limpar-se e escoar-se como um rio, como um esquecimento... Mas, pode ser também, o ato mediador de vários planos da vida, que se entrecruzam rapidamente, deixando transparecer valores, comportamentos inconscientes: moralidades, desejos, lembranças que afloram ao toque da pele sob a água. Prazer, violência, piedade, enfim o banho é relação, é fluxo, é movimento, é mediação.

   O Banho nos convida a mergulhar em nossa intimidade, propondo uma reflexão sobre nossas vidas cotidianas. Prazer, cansaço, dor, alegria, brincadeira, regeneração, revitalização são alguns dos estados do corpo e da mente presentes no espetáculo.

   Assim apresentamos “O Banho” como ato de purificação, de prazer e de renovação, mas também de construção da nossa inserção no mundo. Encenado em um cenário-instalação, O Banho é construído com quase uma tonelada de água, delicadamente armazenada em saquinhos plásticos, produzindo efeitos imagéticos.
 
 Serviço

“O BANHO” – Espetáculo dirigido ao público adulto, 60 minutos.
Com: Fabiana Ferreira, Julia Bermudez, Blas Torres, Simão Cunha, Kamila Ferrazzi e Vanderlei Rossetim.
Direção: Letícia Guimarães
Realização: Cia. do Abração
Datas: 28 e 29 de março e 4 e 5 de abril, às 21:00h
Local: Sala Simone Pontes – Cia. do Abração – Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725 – Jardim Social
Lotação: 50 pessoas
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (estudantes)
À VENDA NOS SHOPPINGS MUELLER, PALLADIUM E PARKSHOPPING BARIGUI
INFORMAÇÕES: fones.: 3362-9438, 3362-9595/www.ciadoabracao.com.br

Nenhum comentário: