maio 20, 2007

18 de maio - Dia Nacional de Luta Antimanicomial: Minas Gerais

Antigo manicômio italiano
Lá, como cá, o modelo manicomial está com a validade vencida

(Nota: Acho que na outra reencardenação nasci nas Minas Gerais. Declaro minha total identidade, meu amor incondicional ao movimento antimanicomial mineiro, um dos mais expressivos deste país de muitos contrastes, que orgulha todos que lutam por uma sociedade sem manicômios. Há 10 anos a Escola de Samba Unidos Ainda Que Tam Tam não deixa a peteca cair. Confira. Leia a programação do Fórum Mineiro de Saúde Mental, filiado à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, para a celebração do Dia Nacional de Luta Antimanicomial.)


FÓRUM MINEIRO DE SAÚDE MENTAL
Rua Hermilo Alves 31/209 s, 31/209 – Santa Tereza
CEP 30.110-070 Belo Horizonte – MG Telefax: (31) 3224-2386
CNPJ: 00.077.375/0001-50

DEZOITO DE MAIO 2007- ANO XX

DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

O Movimento Antimanicomial de Minas Gerais vem demonstrar que o reverso do manicômio é possível e que “o futuro é a maneira como nós reagimos ao que ocorre...”
(M. Foucault).


Portanto a construção de uma sociedade justa, igualitária onde todos tenham direitos e igualdade de oportunidades e com outros valores societários, depende de nós.

A Escola da Samba Liberdade Ainda Que Tam Tam, pela 10ª vez em Belo Horizonte traz às ruas do centro da cidade a sua manifestação/desfile pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial , este ano com o tema O VERSO E O REVERSO desenvolvido nas 6(seis) alas que descreveremos.

ALA A – SITEDEMIMMANICÔMIO.COM é uma crítica à mídia e suas formas de massificação e alienação da sociedade quando servindo a interesses, deforma a realidade como estratégia de manipulação.

ALA B- ESTÁ NA MIRA – A TERRA É INDEFESA – inspirada no filme ESTAMIRA, ala propõe uma reflexão sobre o uso sustentável dos recursos naturais, do consumo consciente,sobre a proteção ao planeta e à continuidade da vida.


ALA C – TIRA, PÕE, MAS DEIXA OS DIREITOS FICAREM – crianças e adolescentes na defesa de seus direitos à educação de qualidade, à igualdade de oportunidades, direito a crescerem e se desenvolverem com dignidade, enfim, direito de ser criança, adolescer e ser feliz.

ALA D – “SOMENTE QUEM TEM O CAOS DENTRO DE SI, PODE DAR A LUZ
BORBOLETAS”: Esta ala nos faz pensar sobre lucidez e loucura, céu e inferno, razão e desrazão. A experiência humana da loucura e suas manifestações em liberdade.

ALA E – VAMOS JOGAR A DAMA LOUCA FORA DO XADREZ – Esta ala é uma referência à perspicácia e à resistência para a construção das saídas e transformações daquilo que não queremos, ou seja, as idéias e práticas opressoras que violentam, anulam e excluem seres humanos. As estratégias de um jogo em liberdade por um outro mundo possível.

ALA F –QUE ZUM ZUM ZUM É ESSE? SINTONIZA!

Ao longo de mais de 20 anos, o Movimento da Luta Antimanicomial é um fazer político que provoca o pensamento e produz reflexões que levam a mudanças na cultura e transformam o olhar sobre a loucura.

Hoje é realidade uma nova, diferente e respeitosa maneira de tratar a pessoa portadora de sofrimento mental, sem a necessidade de interná-las em hospitais e sem violar seus direitos de cidadania nos serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos.

CONCENTRAÇÃO: Quarteirão fechado da rua Rio de Janeiro- Praça Sete a partir das
14:00hs.
PERCURSSO: O trajeto será pelas avenidas Afonso Pena, Álvares Cabral, Augusto de
Lima, rua Espírito Santo e de novo avenida Afonso Pena.
DISPERSSÃO: Quarteirão fechado da rua Carijós, em frente ao Cine Brasil por volta das
17:00hs.

APOIADORES:

· Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte
· Secretaria Estadual de Saúde
· Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais
· Sindicato dos Farmacêuticos
· Sindicato dos Psicólogos,
· Instituto Newton Paiva
· Gabinete do vereador Carlão Pereira
· Gabinete da vereadora Neila Batista
· Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial


REALIZAÇÃO: FÓRUM MINEIRO DE SAÚDE MENTAL
ASSOCIAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
MENTAL DE MINAS GERAIS – ASUSSAM

AGRADECIMENTO ESPECIAL a todos os serviços substitutivos de Minas Gerais.

Nenhum comentário: