maio 02, 2007

Núcleo de Antropologia Visual realiza mostra de filmes premiados

NAVI/UFAM APRESENTA MOSTRA DA MOSTRA

O Núcleo de Antropologia Visual – NAVI/UFAM retoma suas sessões semanais exibindo filmes de seu acervo. No mês de maio, serão apresentados filmes premiados na I Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, realizada em dezembro de 2006.

Programação:
Dia 03 de maio, será exibido o documentário “Buscando el Azul”, do realizador peruano Fernando Valdívia, premiado pelo júri pelo “tratamento dramatúrgico dado a esse filme, que nos revela poeticamente a situação trágica dos povos indígenas da América Latina, fazendo cinema e etnografia ao mesmo tempo”.

Dia 10 de maio: “Invisíveis prazeres cotidianos”, de Jorane Castro. O filme da realizadora paraense coloca em relevância a temática etnográfica contemporânea das novas tribos urbanas.

Dia 17 de maio: “Yawa: história do povo Yawanawa”, de Joaquim Yawanawa e Laura Yawanawa, premiado “pela qualidade técnica do filme contando sua própria história”.

Dia 24 de maio: “As filhas da Chiquita”, de Priscila Brasil, prêmio do júri popular, que mostra o Cirio de Nazaré, em Belém, e maior festa gay da Amazônia, que ocorre no mesmo dia, na mesma hora e na mesma rua.

Dia 31 de maio: “Iauaretê: Cachoeira das onças”, de Vincent Carelli, premiado “por transformar o registro audiovisual numa ferramenta importante de resgate e preservação da memória dos povos indígenas”.

Todas as sessões são às quintas-feiras, às 12h30min, no Auditório Rio Negro do ICHL/UFAM.

Maiores informações com profa. Selda Vale, no NAVI.
Fone: 3647-4380 ou 4381 (Mestrado Sociedade e Cultura)
*****
O que é o NAVI
O Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas – NAVI - é um núcleo de estudos institucionalizado junto ao Diretório de Pesquisas do CNPq, que reúne professores, pesquisadores e alunos de graduação e mestrado interessados nos estudos das imagens. Nossa proposta é tratar o visual tanto como objeto de estudo quanto como método de conhecimento. Por isso, nossos objetivos envolvem as tarefas de analisar os sistemas visuais utilizados na construção das identidades e das representações culturais das sociedades e também de utilizar a produção visual como meio de reflexão e conhecimento da diversidade sociocultural.

Linhas de Pesquisa

Imagens e imaginário
Representações urbanas
Antropologia e imagem
Manifestações artístico-culturais

Participantes
Selda Vale da Costa, Gustavo Soranz, André Barbosa de Souza, Antônio José Vale da Costa (TomZé), Luiz Carlos Martins, Fernanda Moura Bizarria, Erlan Moraes, Milke Cabral, Emmanuel de Almeida Farias Júnior, Elione Angelin Benjó.

Nenhum comentário: