maio 20, 2007

18 de maio - Dia Nacional de Luta Antimanicomial: Rio de Janeiro

Hospício da Princesa D. Maria Amélia - Portugal


NOTA: No Amazonas, dois bois-bumbás disputam o coração dos brincantes nos 3 últimos dias dos mês de junho (neste período Goiânia estará sediando o II Encontro da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, à qual este blogueiro está filiado pela Associação Chico Inácio). Pois bem! Os bois chamam-se Garantido e Caprichoso. O primeiro tem na cor vermelha sua bandeira; o segundo adotou a linda cor azul como sua bandeira. Adversários cordiais, quando um deles entra na arena do bumbódromo na cidade de Parintins (baixo Amazonas), o outro silencia. Nomeam-se entre si como "o contrário". Exemplo: "Se o Caprichoso é um boi manhoso, "o contrário" é um boi metido". Pronunciar o nome do adversário é pecado venial. Esse longo preâmbulo é para situar o leitor da divisão inevitável do movimento antimanicomial em dois campos. Entretanto - farinhas apartadas -, como disse acima, este blogueiro apesar de filiadinho da silva da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, nem por isso poderia deixar de noticiar a programação do "contrário" para o mês em que comemora a Luta Antimanicomial. Fraternalmente, tenho dito!

“POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS!”

18 DE MAIO

DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

2007

antimanicomial_rj@ig.com.br

NÚCLEO ESTADUAL DO MOVIMENTO DA LUTA ANTIMANICOMIAL - RJ

PROGRAMAÇÃO

03 DE MAIO, 5ªfeira, 14:00 = CERIMÔNIA DE ENTREGA DOS CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DOS CURSOS realizados em 2006, em parceria do Núcleo de Saúde Mental e Trabalho/NUSAMT com o Espaço Cidadania e Oportunidades Sociais / ECOS e o Instituto Consuelo Pinheiro. A Cerimônia será Presidida pelo Secretário de Estado de Trabalho e Renda, Sr. Alcebíades Sabino dos Santos.
Local: Auditório da SETRAB, Av. Gal. Justo n° 275 – 9° Andar - Castelo – Centro – RJ/RJ.

04 DE MAIO, 6ªfeira, 19:00 = APRESENTAÇÃO DO TEATRO DO OPRIMIDO – “Por Uma Insanidade Respeitosa”.
Local: CAPS de São Gonçalo - SG/RJ.

07 de MAIO, 2 ªfeira, às 14:30 – SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DO CAPSI MARIA CLARA MACHADO. Às 15:30 apresentação do Teatro “O Tablado”.
Local: Rua Gomes Serpa, nº 49, Piedade – RJ/RJ.

08 DE MAIO, 3ªfeira, 09:00 às 17:00 = COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DO CAPS SIMÃO BACAMARTE.
Mesa de Abertura: Coordenação de Saúde Mental da SMS/RJ, Coordenação da Área Programática 5.3, IFB, Coordenação do CAPS e Representantes de Usuários e Familiares. Em seguida, haverá a Conferência do Prof. Paulo Amarante (LAPS/FIOCRUZ). Terá ainda música, teatro e outros.
Local: Auditório do Conselho Regional de Educação - Av. Padre Guilherme Decaminado, nº 71, Santa Cruz – RJ/RJ.

08 e 09 DE MAIO, 3ª e 4ªfeira, 10:00 às 16:00 = CAIA NESTA LOUCURA 3: OS CAMINHOS DA INCLUSÃO NO BRASIL. Feira, oficinas, música, teatro, debate, exposição, palestras.
Local: Centro de Tecnologia – Bloco G – Campus do Fundão UFRJ – RJ/RJ.

10 DE MAIO, 5ªfeira, 13:30 às 15:00 = RECITAL DE POESIA: GUERREIROS DO III MILÊNIO.Local: Auditório do CETAP - Instituto Municipal Nise da Silveira - Rua Ramiro Magalhães, nº521 - Engenho de Dentro – RJ/RJ.

11 DE MAIO, 6ªfeira, 9:00 às 17:00 = EVENTO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM ANA NERY/UFRJ - MESAS REDONDAS: “REFORMA PSIQUIÁTRICA” (9:00) e “PROJETO TERAPÊUTICO” (14:00).
Local: Auditório do Hospital São Francisco de Assis – Rua Afonso Cavalcanti, nº20 (próximo ao Metrô da Praça XI) – RJ/RJ.

14 DE MAIO, 2ªfeira, 13:00 = VÍDEO E MESA REDONDA NA APACOJUM – “20 anos de Reforma Psiquiátrica”.
Local: Instituto Municipal de Assistência Psiquiátrica Juliano Moreira - Av . Rodrigues Caldas – Jacarepaguá – RJ/RJ.

14,16,17 DE MAIO, 2ª, 4ª e 5ªfeira = EVENTOS ORGANIZADOS PELO CMS LINCOLN DE FREITAS FILHO.

14/05 - Exibição de vídeos sobre loucura Local: CMS LFF.

16/05 - Mesa-redonda sobre "geração de renda" e oficina sobre Direitos dos Usuários. Local: CMS LFF.

17/05 - Apresentação da banda "Sistema Nervoso Alterado".
Local: Lona Cultural Sandra de Sá - Santa Cruz – RJ/RJ.

15 DE MAIO, 3ªfeira, 09:30 às 17:00 = FÓRUM AMPLIADO DE SAÚDE MENTAL – “A LÓGICA DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E A REDE DE SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL EM SANTA CRUZ” – apresentação dos trabalhos desenvolvidos no CAPS, nos ambulatórios e no Hospital Geral.
Local: Auditório da Cidade das Crianças - Antiga Estr. Rio Santos - Km 1– Santa Cruz- RJ/RJ. (após o supermercado Extra, no final da Avenida Brasil, entrar na primeira rua à direita, após o Bobs).

15 DE MAIO, 3ªfeira, 10:00 = MESA REDONDA NO CAPS RUBENS CORREA.
Local: CAPS Rubens Correa - Rua Capitão Aliatar Martins, nº231 – Irajá – RJ/RJ.

15 DE MAIO, 3ªfeira, 09:20 às 12:30 = II MESA REDONDA DE SAÚDE MENTAL / VI SEMANA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL DA UES – Campus Santa Cruz. Tema: Formação em Saúde Mental. Mesas: Abertura / “A formação do Profissional de Saúde Mental” / “O Movimento da Luta Antimanicomial”.
Local: Universidade Estácio de Sá - Campus Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, 1.660 – Santa Cruz - RJ.

16, 17 e 18 DE MAIO, 4ª, 5ª e 6ªfeira = ATIVIDADES NA ADDOM-SG. Apresentação de vídeo e discussões na ADDOM. No dia 18/5 exposição dos trabalhos na Praça.
Local: Praça Zé Garoto, s/n - São Gonçalo/RJ.

16 DE MAIO, 4ªfeira, 9:30 = ASSEMBLÉIA AMPLIADA NO CPRJ. Usuários, familiares e profissionais discutem as perspectivas da instituição. .
Local: Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro – Praça Coronel Assunção s/n – Saúde – Centro – RJ/RJ.

16 DE MAIO, 4ªfeira, 13:00 às 20:00 = ”A REFORMA EM CENA: COMEMORAÇÃO DO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL 2007”. Evento organizado pelo CRP-RJ em parceria com a FMS de Niterói e apoio do Centro de Artes da UFF e do Espaço Terapêutico Antonin Artaud. Mostra e apresentação de trabalhos artísticos - Música: Sistema Nervoso Alterado e Harmonia Enlouquece; Teatro: Pirei na Cenna e Os Nômades; Vídeos e Debate.
Local: Teatro da UFF - Rua Miguel de Frias, nº09 – Icaraí – Niterói/RJ.

17 DE MAIO, 5ªfeira, 13:30 = REINAUGURAÇAO E DESFILE DO SHOPPING PINEL, APRESENTAÇÃO DO CORAL DA UTA e APRESENTAÇÃO DE DANÇA. Evento organizado pela intervenção cultural do IMPP / Serviço de Reabilitação.
Local: Instituto Municipal Philippe Pinel, Rua Wenceslau Brás,nº 65, Botafogo – RJ/RJ.

18 DE MAIO, 6ªfeira, 14:00 às 20:00 = EVENTO DO NÚCLEO ESTADUAL DO MOVIMENTO DA LUTA ANTIMANICOMIAL/RJ – COMEMORATIVO DOS 10 ANOS DO NEMLA/RJ E DOS 20 ANOS DO MOVIMENTO NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL - MESA REDONDA: “Movimento de Luta Antimanicomial comemora, com outros movimentos sociais, 20 anos de lutas e conquistas”. Convidados: Militantes do MLA e de outros movimentos sociais. Em seguida, haverá apresentação musical do Grupo Harmonia Enlouquece e confraternização.
Local: Auditório do Sindicato dos Médicos - Av.Churchill, nº 97, 11ºandar - Centro – RJ/RJ.

19 DE MAIO, sábado, 12:00 = ALMOÇO COMEMORATIVO DO ANIVERSÁRIO DO CLUBE DA ESQUINA E DA LUTA ANTIMANICOMIAL.
Local: Clube da Esquina – Av. Wenceslau Brás, nº71 – Botafogo – RJ/RJ.

19 DE MAIO, sábado, 14:00 = DESFILE DO BLOCO CARNAVALESCO “TA PIRANDO, PIRADO, PIROU!”, com o samba vencedor 2007 “Tô maluco, mas tô em obra!”. Após o desfile haverá uma Roda de Samba na Praia Vermelha.
Local: Av. Pasteur (altura da UFRJ) até a Praia Vermelha - Urca – RJ/RJ.
.
20 DE MAIO, domingo = O CREFITO-2 publica na revista de Domingo do Jornal “O Globo”, matéria sobre o 18 de Maio, Dia Nacional de Luta Antimanicomial.

20 DE MAIO, domingo, 9:00 ÀS 14:00 = “ACOLHENDO E RESPEITANDO AS DIFERENÇAS”. Evento organizado pelo CREFITO-2 em parceria com a AMATRA, Associação dos Magistrados da Justiça e do Trabalho da 1ª região, NUSANT - Governo do Estado e Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura do RJ. Atividades expressivas e corporais, orientação sobre mercado de trabalho, orientação jurídica e o projeto Brincando na Praça.
Local: Parque do Flamengo - Cidade da Criança.

24 DE MAIO, 5ªfeira, 14:00 – SARAU DE ARTES – aberto para apresentação de escritos. Evento em comemoração ao aniversário de 2 anos do CAPS Clarice Lispector.
Local: CAPS Clarice Lispector Rua 2 de fevereiro, 785/ A – Encantado Tel 31117490

ATENÇÃO:
* Reunião da Secretaria Executiva Nacional Colegiada do MLA, dias 26 e 27 de maio, Auditório do SINMED, no Rio de Janeiro/RJ.

* VII Encontro Nacional do Movimento da Luta Antimanicomial, setembro de 2007, em Vitória/ES.

REUNIÕES DO NÚCLEO ESTADUAL DO MOVIMENTO DA LUTA ANTIMANICOMIAL/RJ
Local: Auditório do Sindicato dos Médicos, Av. Churchill, N°97 –
11° andar - Centro – RJ/RJ.
Dias: terceira 4ª feira do mês, às 18:00h e última 6ª feira do mês, às 14:00h.

Nenhum comentário: