maio 21, 2007

Visões do Rio Babel: o futuro da Bacia do Rio Negro


Visões do rio Babel: o futuro da Bacia do Rio Negro

O encontro Visões do Rio Babel: conversas sobre o futuro do Rio Negro que começa nesta terça-feira, 22 de maio, no Espaço Cultural Usina Chaminé, em Manaus, terá como pano de fundo uma questão crucial para a região amazônica: como será a Bacia do Rio Negro daqui a 50 anos?

O evento é imperdível; o acesso, restrito.

Saiba mais. Acesse o site do Instituto Socioambiental.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que vem a ser um "evento imperdível", com "acesso restrito"?

Espaços de discussão/reflexão não deveriam ser públicos?
Principalmente se o objeto de discussão é um "patrimônio" público?

Qualquer evento/discussão/análise/encontro/etc realizado de modo que restringe o acesso público à discussão e análise não acaba por se constituir em espaço/ação de auto-referenciar, de re-afirmar entre "pares" espaços (1) já ocupados pelos próprios agentes que analisam/discutem "em restrito" ou (2) de interesse de opupação por tais agentes?

Por que não uma discussão aberta e pública sobre o Rio Negro?

(Aliás, é apropriado designar uma realidade de enorme riqueza sócio-cultural, como o Rio Negro, por Babel?!)

PICICA disse...

Meu caro professor Lino João me honra com sua leitura crítica. Os termos da frase em questão apontam, certamente, uma contradição. Sobre ela, espero que o antrópologo Carlos Alberto Ricardo possa lhe responder. Quero crer que há razões estratégicas para a escolha dos participantes, do local etc. Quanto a questão do uso da métafora Rio Babel, penso que mais do que uma analogia, ao contrário ela dá conta do papel criativo da linguagem, melhor dizer, das linguagens que circulam por aquele território. Sobre este blog, refirmo meu desejo de que ele seja um isntrumento de circulação da palavra. Fraternalmente, Rogelio Casado