maio 29, 2007

Psicologia, Poder e Encarceramentos

No Amazonas, a Associação Chico Inácio - filiada à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial - apoia a decisão do governo estadual pela mudança do Hospital Psiquiátrico em Hospital de Clínicas

SEMINÁRIO

Psicologia, Poder e Encarceramentos
Reflexões e práticas libertárias

Participação de

Jacques Lesage de La Haye e José Luís Solazzi

Dia 31 de Maio de 2007
19h30

Local: Auditório Rio Solimões


Com o lançamento editorial dos livros

A MORTE DO MANICÔMIO (*)

e

A ORDEM DO CASTIGO NO BRASIL (**)

Organização:
Instituto de Estudos Libertários/IEL
Editora Imaginário
EDUA/UFAM
DIC/IMES

Apoio:
Conselho Regional de Psicologia-SP
Departamento Reichiano/Instituto Sedes Sapientiae
Faculdade de Direito/PUC-SP
Projeto Travessia

*************

(*) A MORTE DO MANICÔMIO

Neste livro, no qual se mesclam memórias pessoais e análises teóricas, Jacques Lesage de La Haye nos conta a história, enfim de contas bastante mal conhecida, da antipsiquiatria. Igualmente de sua crítica psi e de sua crítica social ao manicômio. De sua vontade de promover, notadamente por intermédio das práticas autogestionárias, a parte da humanidade do louco. De sua luta para demolir os muros da internação e reinserir o louco na vida social.

(**) A ORDEM DO CASTIGO NO BRASIL

Esta obra analisa a ordem do castigo no Brasil, percorrendo as diversas formas de saber-poder presentes na sociabilidade autoritária brasileira. Orienta-se pela crítica de William Godwin à internalização da guerra proporcionada e instituída pelo direito penal, para a forma militar de construção da moral e das noções do bem e mal assinaladas por Niezstche, por meio da analítica do poder de Michel Foucault e suas pesquisas sobre a "alma" moderna e pelas propostas de abolicionismo penal, principalmente as formuladas por Louk Hulsman.

Nenhum comentário: