agosto 09, 2008

Mídia e Cidadania: UEA/TEFÉ nas ondas do rádio

Foto: Rogelio Casado - UEA/Tefé-AM - Tefé, Junho/2008
Nota do blog: Flagrante da inauguração da Casa do Estudante da UEA, na cidade de Tefé-AM. À direita, de bermuda e alpercata, o professor Guilherme Figueiredo.

Sexta, 01 de Agosto de 2008, 14h39

Mídia e Cidadania: UEA/TEFÉ nas ondas do rádio

Com objetivo de mobilizar a comunidade acadêmica e local, o Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está apoiando a implementação do Programa Mídia e Cidadania. Coordenado pelo professor Guilherme Figueiredo, o programa prevê a realização de oficinas de montagens de computadores e construção de transmissores de rádio de baixa potência.

Por meio do programa, a comunidade participa de trabalhos voluntários, onde são realizados treinamentos de uso de Software Livre, e, posteriormente, os conhecimentos adquiridos são aplicados nos bairros do município, através de eventos promovidos e organizados por alunos e funcionários da UEA em Tefé, com a participação da Rádio Xibé.

O programa também envolve a Metareciclagem, onde a comunidade e especialmente os jovens em situação de risco social atendidos pela Secretaria de Ação Social da Prefeitura do município, aprendem a lidar com esta nova modalidade de ensino destinada a dar uma nova direção às tecnologias consideradas ultrapassadas.

O Programa já possui dois outros projetos ainda a implementar, ligados ao Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam). O primeiro pretende transformar seminários realizados por estudantes em salas de aula sobre democratização dos meios de comunicação em oficinas práticas e teóricas em bairros e escolas da cidade.

O segundo visa implantar um laboratório de comunicação comunitária na Universidade com webrádio, rádio livre e ilha de edição áudio-visual, bem como realizar cursos para que os jovens se apropriem desses recursos e sejam capacitados na elaboração de projetos e captação de recursos para a construção de laboratórios como este em bairros e escolas da cidade.

Fonte: Portal da UEA
Posted by Picasa

Nenhum comentário: