março 23, 2009

SOS Encontro das Águas realizou a III Caravana das Águas

Foto: Rogelio Casado - Caravana das Águas - Manaus-AM, 22.03.2009
Dia de luta - Não há o que comemorar no Dia Mundial das Águas. Muitas cidades brasileiras estão com seus lençóis freáticos contaminados. Não há água potável para todos.

Em Manaus, há muita propaganda e pouca água nos bairros periféricos.

A nova captação de água, na Zona Leste da cidade, deverá conviver com um porto projetado para atender as demandas do distrito industrial, caso o movimento SOS Encontro das Águas não logre êxito na luta pelo tombamento do Encontro das Águas. Nesse lugar, onde nasce o rio Amazonas no território brasileiro, a empresa Login Intermodal S/A quer construir o Porto das Lajes. Além de comprometer a paisagem daquele patrimônio natural, principal cartão postal da cidade, conhecido internacionalmente, sepultará de vez o lago do Aleixo, à jusante do empreendimento, pondo fim à fauna aquática da região, fonte de alimentação da população que ali reside.

Caravana das Águas - No domingo que passou - Dia Mundial das Águas - o movimento SOS Encontro das Águas realizou a III Caravana das Águas. O Sindicato dos Pescadores de Manaus ofereceu três barcos para os militantes e simpatizantes da causa. O Partido Verde esteve presente, tornando-se o primeiro partido a apoiar a luta da comunidade do entorno do lago do Aleixo.

Depois de várias manifestações da sociedade civil organizada no Mirante das Lajes (foto), a caravana seguiu até o flutuante 11 de maio, na beira do lago do Aleixo, e de lá foi até o Encontro das Águas, onde foram depositadas flores brancas em homenagem a um dos maiores símbolos da cultura amazonense.
Posted by Picasa

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Rogélio, faço ombros no mesmo pensar. Faça uma visita ao http://www.blogdocarlosalberto.blogspot.com/
Lá aponta no mesmo azimute.