março 08, 2009

Fátima Guedes, referência feminina da educação popular e das lutas ambientais

Foto gentilmente cedida por Elisa Wandelli, outra grande mulher da luta ambiental
Parintins - Amazonas - Brasil

Fátima Guedes (camisa xadrez) atrás de uma pilha de composto orgânico, em uma das oficinas que a Articulação Parintins Cidadã promoveu sobre agricultura orgânica e produção de mudas.

Fátima Guedes, uma mulher que é uma referência da educação popular e das lutas socioambientais

A luta da educadora popular Fátima Guedes juntamente com as doces guerreiras do movimento "Articulação Parintins Cidadã" para resgatar o conhecimento tradicional, e quando necessário aglutina-lo ao acadêmico, é um dos exemplos mais belos de movimento social que promove a cidadania, a dignidade e a qualidade de vida na Amazônia.

Para estas mulheres, qualidade de vida é ter liberdade de pensar e agir em prol de um mundo melhor. É ter direito a arte, a educação e a poesia. É ter alimentos de qualidade e natural na mesa. É ter o direito a serem femininas e domínio sobre si próprias. É lutarem contra a corrupção, a opressão e a omissão. É ter direito a água e ar puro. É ter florestas que emanam vida, e de onde manejam plantas medicinais, fontes de renda familiar e cura da população do Amazonas. Para elas, qualidade de vida é amar e respeitar todas as formas de vida.

A Profa. Fátima Guedes é escritora, pesquisadora, e “imortal” da Academia Parintinense de Letras (APL), mas sabe que os saberes tradicionais e a mobilização social autênticas são as grandes estratégias para promover a sustentabilidade da região.

A luta pelo resgate da dignidade e da qualidade de vida da “Articulação Parintins Cidadã”, é um exemplo da força propulsora das mulheres em prol de um mundo melhor.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: