março 26, 2009

Gilmar Mendes faz escola: blog de professor de comunicação é censurado no Rio Grande do Sul

Fotonaldo

Nota do blog: O Incrível Exército Blogoleone denúncia: "Uma decisão judicial em primeira instância determinou que o jornalista Wladymir Ungaretti, professor da faculdade de Comunicação da UFRGS e figura tradicional do Bom Fim, retire do ar todas as referências e críticas que mantém em seu blog “Ponto de Vista ao também jornalista e fotógrafo da RBS, Ronaldo Bernardi. No site, Ungaretti analisa diversas fotos de Bernardi, apelidado de Fotonaldo, e sugere que as imagens são armadas – a tradicional “cascata”, em termos jornalísticos". Leia abaixo o texto sobre a fotografia que provocou a decisão judicial. Ao invés de discutir ética da imprensa o juiz decidiu por abertura de proceso judicial.

POBRE LEITOR. SAUDAÇÕES A TODOS OS TRABALHAM NO PRBS. Foto de Ronaldo Bernardi (cujo apelido todo mundo conhece e não foi criado por nós), na contracapa da edição de hoje de Zerolândia. A matéria da página 44 não esclarece se o fotógrafo vinha passando, por acaso, pelo local ou se estava acompanhando os policiais na procura pelos “marginais”. No terceiro parágrafo da matéria temos: “desde o início da manhã três PMs do Pelotão de Motocicletas faziam ronda na região em busca de dois homens que, em uma Falcon preta e com apoio de um Astra preto estariam assaltando pedestres. O grupo estaria agindo na região desde a semana passada“. Ou seja: a ação estava para acontecer. Estavam procurando os caras. Tinham informações até dos veículos usados. Avisaram à redação do PRBS? Combinaram ou não a jogada? Se o fotógrafo passava, por um absoluto acaso, só nos resta dizer que o cara é de sorte. Se estava junto com a polícia (não seria a primeira vez), sendo que não temos nada contra este convívio (promíscuo) por parte da mídia corporativa, a informação deveria constar do texto. Do jeito que é feito fica parecendo fotojornalismo. E não é. Assim é showrnalismo. Além de deixar uma boa margem para a cascata. É estranho o fato de que dependendo dos “interesses e das situações” é mostrado ou não o rosto dos brigadianos. O cheiro não é bom. Não vamos nem bater na velha tecla da construção planejada de uma determinada subjetividade. A foto e o título “PMs aplaudidos ao prender motoqueiros” passam a subjetividade trabalhada, na atualidade, com menos frequência por Zerolândia, a violência total. A foto da população aplaudindo seria interessante. Na atualidade, a predominância é da subjetividade perfumada dos biguás. Nunca se sabe, mas o cara pode até levantar mais um Prêmio ARI-GÓ, da Associação Riograndense de Imprensa. Prêmio Fotocampana motorizada. O seu Ari gosta de encenação.

Lamento, mas não considero isto JORNALISMO. É uma peça de propaganda. Estamos encerrando bem a semana. Temos muito poucas certezas, mas nesse caso não estamos delirando. Este showrnalismo é criminoso.

Erramos no título da postagem anterior. É preciso reforçarmos o MOVIMENTO CASCATA NUNCA MAIS. Eles fazem isso e não são processados.

Visite a revista eletrônica Pontodevista.

CORDIAIS SAUDAÇÕES A TODOS DO PRBS QUE DESFRUTAM DO CONVÍVIO COM O FOTONALDO.

Fonte: Blog Ponto de Vista

Posted by Picasa

Nenhum comentário: