março 22, 2009

Tribunal da Água condena o Brasil

Encontro das Águas (rio Negro e rio Solimões)
Encontro das Águas: aqui nasce o rio Amazonas
Tribunal da Água condena o Brasil

No dia 14 de março, a Agência EFE (link: http://www.efe.com/), em Madrid, informou que o governo brasileiro foi condenado simbolicamente pelo Tribunal da Água por más práticas relacionadas aos recursos hídricos.

O Tribunal da Água é uma corte ética dentro do Fórum Mundial da Água, cujo júri reuniu-se sob a presidência da artista turca Pelin Batu, sendo formado pelo ex-procurador brasileiro Alexandre Camanho de Assis, pelo economista David Barkin (México), pela advogada Dilek Kurban (Turquia), pela autora Silke Helfrich (Alemanha) e pelo especialista em sustentabilidade Maurits Groen (Holanda).

Em causa, o tribunal discutiu a construção de duas represas de mais de 250 quilômetros quadrados cada no Rio Madeira, um dos principais afluentes do Rio Amazonas.

Estas represas poderiam prejudicar a vida da população indígena, alterar os ciclos fluviais e a biodiversidade.O tribunal lamentou a falta de cuidado do Governo brasileiro.

O Tribunal da Água, realizado antes do 5º Fórum Mundial da Água ocorrido em Istambul, foi organizado pelo Tribunal Latino-americano da Água, uma ONG costarriquenha, e pela Fundação Heinrich Böll.

Encontro das Águas - Em Manaus, o "Tribunal Popular da comunidade do lago do Aleixo" também condenou a iniciativa da empresa Login Porto Intermodal S/A de construir o Porto das Lajes nas imediações do Encontro das Águas. Além de representar um atentado contra um patrimônio natural, onde nasce o rio Amazonas em território brasileiro, é também uma ameça à fauna aquática do lago do Aleixo, de onde é retirado o peixe para alimentação da população que vive no entorno.

Abaixo-assinado - Manifeste-se através deste blog. Em cima, à direita, há um ícone que dá acesso a um abaixo assinado pelo tombamento do Encontro das Águas. Basta o nome e RG.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: