março 12, 2009

AMANA parabeniza o jornalista Orlando Farias

Foto: Elisa Wandelli - Fala parlamentar - Manaus-Am, 10.03.2009
AMANA parabeniza o jornalista Orlando Farias

Durante a audiência pública no Ministério Público Federal do Amazonas, o vereador Mario Frota, ex-vice prefeito de Manaus, na administração passada (Serafim Côrrea), fez uma revelação curiosa e surpreendente. Segundo, ele o jornalista Orlando Farias, o nosso eterno corresponde do JB, procurou-o numa das manhãs quentes do verão amazonense, por volta das 06h30. Mario mal acordara e sequer havia tomado café da manhã, quando foi “arrastado” para o sítio denominado Lajes, onde fôra instalada a torre da Embratel. Ali, naquele lugar, durante o construção da torre encontrou-se um sítio arqueológico, antigo cemitério indígena, como me contaria mais tarde o vice-reitor da Universidade do Estado do Amazonas, professor Carlos Eduardo Gonçalves, então Conselheiro Estadual de Cultura, e que motivou paralisação da obra e uma intensa discussão sobre a proteção daquele patrimônio.

Ali, diante da estonteante paisagem do Encontro das Águas, Orlando Farias sugeriu a construção de um mirante. Mario impressionou-se com a proposta, adotou a idéia e convenceu o prefeito a procurar o arquiteto Oscar Niemayer, que cobraria uma módica quantia para conceber um monumento em homenagem a um dos símbolos da identidade dos amazonenses. Identidade que gira em torno da água e da floresta. Sem ela não há identidade cultural possível.

O projeto ainda não saiu do papel. É pouco provável que o sucessor de Serafim tome a iniciativa de materializar um projeto que não é de sua autoria. Lástima!

Fica o reconhecimento da AMANA – Associação Amigos de Manaus ao premiado jornalista Orlando Farias pela manifestação de sensibilidade.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: