julho 02, 2009

Caso Damião Ximenes que levou a fechamento de Hospital Psiquiátrico em Sobral (CE) é julgado: 6 condenados

Foto postada em http://y00iy.tk
Nota do blog: Aos companheiros(as) que testemunharam contra a violência que resultou na morte de Damião Ximenes, aos familiares que persistiram na luta por justiça, os cumprimentos fraternos deste blogueiro. Ao Tófoli e ao Marcos Vinicius, os agradecimentos por terem enviando o link para a reportagem da TV Verdes Mares - http://y00iy.tk/ de onde foi retirado o texto abaixo:

O juiz da comarca de Sobral, Marcelo Roseno de Oliveira, condenou a seis anos de reclusão os seis apontados como responsáveis pela morte de Damião Ximenes Lopes, em uma casa de repouso em Sobral.

Eles foram condenados pelo crime de maus-tratos que resultaram na morte de Damião Ximenes, em outubro de 1999. Internado para se tratar de problemas mentais, Damião foi encontrado com as mãos amarradas, sangrando pelo ouvido, e cheio de hematomas pelo corpo. O paciente morreu logo depois.

O caso revoltou os moradores de Sobral e ganhou destaque pelo País. Acabou sendo julgado e condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos por violação dos direitos de portador de doença mental. Os seis condenados são: Sérgio Antunes Ferreira Gomes, dono da casa de repouso; os auxiliares de enfermagem Carlos Alberto Rodrigues dos Santos, Elias Gomes Coimbra e André Tavares do Nascimento; a enfermeira-chefe Maria Salete Moraes Melo de Mesquita; e o médico que estava de plantão no dia do assassinato, Francisco Ivo de Vasconcelos. Os condenados devem cumprir a pena, inicialmente, em regime semi-aberto.

Fonte: TV Verdes Mares
Posted by Picasa

Nenhum comentário: