2º Encontro do Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental do Rio de Janeiro
Convocamos :
Todos os trabalhadores de Saúde Mental do Rio de Janeiro, para realização da nossa segunda reunião que acontecerá no dia 07/11 às 15 horas no Centro do Teatro do Oprimido, na Lapa – Av. Mem de Sá, 31 (ao lado dos arcos da Lapa).
Na nossa ultima reunião estiveram presentes 85 trabalhadores de 47 serviços, o que foi um grande público para um dia conturbado como foi o dia 17/10, com o deslocamento pela cidade prejudicado por conta da violência urbana. Foram convidados, a princípio, os trabalhadores da cidade do Rio de Janeiro, mas profissionais de outros municípios também compareceram, enriquecendo a discussão.
Muitos pontos foram discutidos e a necessidade de organização dos trabalhadores se torna cada vez mais presente.
No primeiro encontro uma comissão formada por diferentes trabalhadores ficou responsável para a convocação dessa reunião. Analisando os relatos de nosso primeiro encontro, pudemos condensar as propostas da plenária em torno de três eixos, que propomos como pauta para nossa reunião do dia 7/11:
1 – Organização do Movimento – qual o caráter deste, chegar a uma definição do mesmo, com objetivos claros, e como irá se articular com as iniciativas já existentes no campo da saúde mental;
2 – Levantamento da situação dos serviços para discutir as propostas de forma mais concreta e abrangente.
3 – Discussão sobre o sistema de financiamento da rede de saúde mental, e seus desdobramentos na situação concreta do profissional que representa a ponta do cuidado.
Outros pontos importantes e de interesse dos trabalhadores como qualidade dos serviços, remuneração salarial e formação dos profissionais que foram destacados poderão ser aprofundados nessa reunião.
Como metodologia para este encontro, propomos um debate mediado pela comissão organizadora, que terá direito a fala mediante inscrição e voto, assim como os demais.
Consideramos importante sempre lembrar que, acima de tudo, o Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental é pautado em Defesa da Reforma Psiquiátrica no nosso país e a favor de um debate democrático.
Esperamos todos lá!!!!
Comissão Organizadora
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
novembro 02, 2009
2º Encontro do Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental do Rio de Janeiro
Marcadores:
luta antimanicomial,
manicômios,
Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental,
psiquiatria,
reforma psiquiátrica,
Rio de Janeiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário