maio 11, 2011

Pólo de Pensamento Contemporâneo: Psicanálise, Música, Filosofia e Oriente Médio

PICICA: "Para Deleuze, a arte, tal qual a filosofia e a ciência, é criação. Suas investigações sobre a experiência artística o levaram ao rompimento com a idéia tradicional de arte como representação da natureza. Desse novo ponto de vista, o artista é um criador de compostos de sensações que tornam visíveis mundos possíveis que só existem na obra. Nesse sentido, a obra de arte é, antes de tudo, a linguagem das sensações. Neste curso, descreveremos o processo de criação artística, apresentando as principais características que, segundo Deleuze, compõem o universo artístico."

4 aulas às quintas-feiras [26 de maio, 2, 9 e 16 de junho] das 19h30 às 21h30

Clique aqui para se inscrever

Cursos iniciando no mês de maio
Inscrições pelo tel. (21) 2286-3299 ou pelo site www.polodepensamento.com.br
A psicanálise se iniciou com as histéricas que Freud conheceu no serviço de Charcot em Paris e depois em seu divã. Elas lhe ensinaram que o sintoma corporal conta uma cena traumática, que cada parte do corpo pode funcionar como uma zona erógena, pois o inconsciente se inscreve no corpo. Em seguida, Freud descreve a neurose histérica e o desejo insatisfeito em ambos os sexos. Em Lacan a histeria é percebida como uma forma de laço social. A partir disso pensamos também a histeria como obra de arte no teatro e na ópera.

4 aulas, terças-feiras [24 de maio e 7, 14 e 21 de junho] das 11h00 às 13h00


Clique aqui para se inscrever
Seguindo a mesma dinâmica e vibração do programa que apresenta no Canal Brasil, o músico e produtor Charles Gavin recebe no POP quatro nomes de destaque da música brasileira para um bate-papo descontraído e investigativo sobre os momentos importantes de suas obras.

4 encontros às terças-feiras [24 de maio, 21 de junho e 5 de julho] das 19h30 às 21h30


Clique aqui para se inscrever
Para Deleuze, a arte, tal qual a filosofia e a ciência, é criação. Suas investigações sobre a experiência artística o levaram ao rompimento com a idéia tradicional de arte como representação da natureza. Desse novo ponto de vista, o artista é um criador de compostos de sensações que tornam visíveis mundos possíveis que só existem na obra. Nesse sentido, a obra de arte é, antes de tudo, a linguagem das sensações. Neste curso, descreveremos o processo de criação artística, apresentando as principais características que, segundo Deleuze, compõem o universo artístico.

4 aulas às quintas-feiras [26 de maio, 2, 9 e 16 de junho] das 19h30 às 21h30


Clique aqui para se inscrever
Um minúsculo território é reivindicado como base territorial nacional por israelenses e palestinos. Suas razões históricas e convicções de justiça próprias e divergentes levaram a um conflito sangrento que dura quase um século. Crenças religiosas, desconfiança e ódio realimentam a crise e o pessimismo. Ainda é possível uma saída de convivência e paz?

3 aulas às terças-feiras [31 de maio, 7 e 14 de junho] das 19h30 às 21h30


Clique aqui para se inscrever
POP-Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico - CEP 22461-060
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682

Nenhum comentário: