janeiro 14, 2014

"A grama do vizinho é sempre mais… popular!". Texto por Fernando Monteiro

PICICA: "No Brasil, a ação do pobre não precisa ter materialidade para ser acusada de crime, basta que fique exposta sua condição de pobreza, que fique evidente a partir das músicas que se canta, das roupas que se veste ou da imutável cor da sua pele para que sua trajetória pelas ruas, shoppings e estacionamentos de qualquer cidade seja barrada por uma horda feroz de policiais e agentes de segurança."

A grama do vizinho é sempre mais… popular!

Rolezaum bolado

Texto por Fernando Monteiro

Essa coisa de academia é mesmo muito controversa. Uma penca de acadêmicos pelo Brasil correu às redes sociais a fim de lamentar a morte de Nelson Mandela, assim como não são poucos os historiadores, filósofos e sociólogos que enxergam com aquele belo olhar crítico - e de preferência distanciado - as revoltas populares como a Revolta da Vacina, por exemplo. Apressam-se para dizer que foram fruto da imensa pressão exercida pelas contradições sociais existentes na sociedade brasileira, e acusam as medidas autoritárias da classe governante. Escrevem páginas e páginas sobre a romântica luta das classes populares versus as nefastas elites endinheiradas e opressoras. Fazem análises gigantescas sobre a condição de exclusão social dos negros em tempos passados e atuais. Mas, basta que a realidade encoste no seu cotidiano para que essas mesmas pessoas mostrem a sua cara mais conservadora e até reacionária. Os inocentes rolezinhos e o “rolezaum bolado” estão aí para isso também: para demonstrar a profunda esquizofrenia de que sofrem tantos acadêmicos, incluindo os das esquerdas brasileiras.

O rolezinho mexe com o medo, tudo não passa de uma “ameaça”. Quando temos medo costumamos até projetar coisas que não aconteceram de fato para legitimar o autoritarismo subsequente. Nosso profundo respeito ao rolezinho que aterroriza a sociedade sem quebrar nada, sem machucar ninguém, apenas expondo (na prática) as contradições que existem na sociedade. Podemos ver – e muito bem – policiais pagos pelo Estado com o dinheiro dos impostos de todos, atuando no interior de propriedades privadas para protegê-las de um suposto risco. Suposto, pois não há ocorrência de violência, roubo ou depredação por parte dos integrantes dos rolezinhos. Podemos ver a obtenção de liminares na “justiça” que proíbem a entrada e circulação de pessoas em espaços de convívio coletivo, escancarando o verdadeiro caráter privado e seletivo desses mesmos espaços.

No Brasil, a ação do pobre não precisa ter materialidade para ser acusada de crime, basta que fique exposta sua condição de pobreza, que fique evidente a partir das músicas que se canta, das roupas que se veste ou da imutável cor da sua pele para que sua trajetória pelas ruas, shoppings e estacionamentos de qualquer cidade seja barrada por uma horda feroz de policiais e agentes de segurança. Os rolezinhos muito provavelmente vão continuar, pois o cerceamento do direito à cidade continua em processo de avanço sobre as zonas centrais e periféricas. A classe média se esconde nos shoppings, mas os de baixo querem entrar nessa festa e não estão dispostos a mudar seus hábitos. Cuidado, quando as contradições viram antagonismo, as coisas costumam ficar bem quentes. Qualquer bom acadêmico sabe disso. 

Saudações Libertárias.

Fonte: Das Lutas

Nenhum comentário: