fevereiro 14, 2015

G.R.E.S. Império Serrano - Bumbum Paticumbum Prugurundum (1982) - (Adrinano Pilatti)

G.R.E.S. Império Serrano - Bumbum Paticumbum Prugurundum (1982) 

PICICA: "Depois que bicheiros e traficantes de imagens se apossaram dos desfiles das escolas de samba, e as fizeram sucumbir ao dinheiro de sangue & corrupção (o caso da Beija Flor neste ano é só o cúmulo da desfaçatez), o carnaval da saudável baderna soube ressurgir nos blocos de rua."

 

"... super escolas de samba S.A., super-alegorias escondendo gente bamba, que covardia...

Repressão, primeiro, e captura comercial (e de classe), depois, perseguem o carnaval do povaréu carioca, que no entanto está sempre escapando dessas garras sujas e sempre reinventa, com aquela ginga, sua liberdade na espontaneidade.

Depois que bicheiros e traficantes de imagens se apossaram dos desfiles das escolas de samba, e as fizeram sucumbir ao dinheiro de sangue & corrupção (o caso da Beija Flor neste ano é só o cúmulo da desfaçatez), o carnaval da saudável baderna soube ressurgir nos blocos de rua.


Quando algum bloco de rua começa a ser capturado pelos predadores abusados e brigões da "elite", novos blocos surgem e a festa "de boa" encontra sempre um jeito de continuar.

Em 1981, Aloísio Machado e o graande Beto Sem Braço anteviram o ocaso das "escolas de bamba" - sem grana nem dono nem patrão nem patrono - no samba vencedor para o carnaval de 1982 do glorioso Império Serrano. Recém-chegado ao Rio, tive o privilégio de assistir à inesquecível noite da escolha do samba que marcaria o canto do cisne do Reizinho de Madureira, seu último título no Grupo Especial.

Pra quem não sabe, o consagrado refrão é uma homenagem ao esquema de surdos de primeira (bum bum) de segunda (paticumbum) e de terceira (prugurundum) da sempre incrível bateria da escola, a primeira a incorporar o agogô - bom carnaval e boa sorte, Evoé!" (Adriano Pilatti)

Fonte: Adriano Pilatti

Nenhum comentário: