fevereiro 07, 2015

MALDITOS CARTUNISTAS

PICICA: Homenagem aos cartunistas e em memória de Henfil.


Malditos Cartunistas, a Série Episódio 01- O cara que faz Cartum
O mundo dos quadrinhos brasileiros é revelado na série Malditos Cartunistas.
O primeiro episódio traz depoimentos dos maiores profissionais na arte de misturar desenho e humor em forma de cartum.


Neste episódio, a série apresenta grandes cartunistas do país e sua intensa prática de desenho. Profissionais dos quadrinhos revelam o árduo percurso até o reconhecimento.


Depoimentos de grandes cartunistas brasileiros e suas técnicas. Além do desenho, existem outros elementos que compõem o trabalho final.


Como o cartunista precisou se adaptar ao advento da informática e da internet. Aos poucos, estas ferramentas tecnológicas se transformaram em instrumento de trabalho.


Qual o cenário de quadrinhos no Brasil? Quem os consome? Na série, cartunistas debatem sobre o mercado de trabalho : vantagens e desvantagens. Além de contarem como entendem seu público.


A série analisa o ambiente dos salões de humor gráfico brasileiro. Os principais cartunistas nacionais falam sobre o modo recorrente de fazer graça em forma de quadrinhos.


Através de exemplos de polêmicas como da revista "Banda Grossa" e do livro "10 na Área", cartunistas debatem sobre a ditadura do politicamente correto.


Uma homenagem ao cartunista Glauco Villas Boas, assassinado em 2010. O desenhista criou personagens memoráveis como Geraldão, Dona Marta e Casal Neuras.


Cartunistas debatem o lugar em que os quadrinhos e as charges se encaixam dentro da arte. A troca de ideias examina se os desenhos são considerados e tratados como tal.


Este episódio traz entrevistas com quadrinistas independentes e da nova geração. O assunto em pauta é o mercado nacional e as vantagens que os cartunistas podem encontrar ao publicar por conta própria.


Em meio a uma maioria masculina, mulheres cartunistas dizem como é fazer parte deste universo. No trabalho, as marcas da feminilidade acrescentam um ingrediente a mais à criatividade.


O americano erradicado no Brasil Alberto Serrano juntou grafite e cartoon. Mais conhecido como Tito, o quadrinista espalha pelas ruas do Rio de Janeiro o personagem ''Zé Ninguém''.


No último episódio da temporada, uma viagem até o solo europeu. O desenhista português Luís Guerreiro inovou ao montar uma azulejaria para fazer histórias em quadrinho ou bandas desenhadas.

Nenhum comentário: